Operação Anhanguera trata-se de um exercício de Operações de Garantia da Lei e da Ordem
DA REDAÇÃO - com informações do Comando do 2º GAC L – Regimento Deodoro
Fotos: Comunicação Social do Exército
16/05/2019 às 12h50
A cidade de Itu sediará um treinamento do Exército Brasileiro, entre os dias 19 e 24 de maio, coordenado pela 11ª Brigada de Infantaria Leve. Trata-se de um exercício de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, denominado OPERÇÃO ANHANGUERA. O Exercício tem como objetivo capacitar e avaliar as tropas preparando-as para as operações constitucionais em assistência a órgãos de segurança pública e apoio de grandes eventos, como a Copa América de Futebol 2019. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, em comunicado à imprensa feito pelo Coronel Ricardo Alves Pereira, comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro.
A 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas-SP, é uma das Forças de Emprego Geral do Exército Brasileiro, vocacionada para missões constitucionais de Garantia da lei e da Ordem. A demanda do País pelo emprego das Forças Armadas em tais missões se tornou mais frequentes nas últimas décadas. Neste contexto, o Exército Brasileiro esteve presente em operações de segurança de grandes eventos (Jogos Panamericanos Rio 2007, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016) e também, principalmente, em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem, como, por exemplo: nas operações ARCANJO, SÃO FRANCISCO E FURACÃO, na cidade do Rio de Janeiro-RJ; na operação CAPIXABA, nas cidades de Vitória e Vila Velha-ES; e na Operação Cristóvão, durante a greve dos caminhoneiros.
Para tanto, a preparação constante e a prontidão permanente são fundamentais para o cumprimento de tais atribuições. Durante o treinamento, serão realizados exercícios nos bairros da cidade de Itu, entre eles: exercícios de patrulhas ostensivas a pé e motorizada, Operação de Busca e Apreensão, Posto de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas, postos de segurança estáticos e Operação de Controle de Distúrbios.
Ação Social
Será realizada também, uma Ação Cívico-Social (ACISO), no período da tarde do dia 23 de maio, na Sede da Subprefeitura da Cidade Nova (Centro Administrativo do Pirapitingui), na qual serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para atender a população ituana, tais como: exposição de material de emprego militar, apresentações de banda de música, orientação médica e odontológica, desfile de tropa, distribuição de agasalhos pelo Fundo Social de Itu, serviços de corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas oferecidos pela Prefeitura de Itu, entre outras atividades.
Os telefones de emergência da Polícia Militar 190 e da Guarda Civil Municipal de Itu 153 ou 199 poderão ser utilizados para tirar quaisquer dúvidas sobre a Operação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Quermesse da Festa de Santa Rita teve coleta seletiva de recicláveis
Especialista faz palestra gratuita para orientar pessoas que buscam emprego a se tornarem profissionais de alta performance
Vereadores Mirins tomam posse para a Legislatura de 2019