3º Sargento Gabriel Trettel Telles era ituano, mas atuava no Rio de Janeiro
DA REDAÇÃO
Fotos: Reprodução Facebook
21/01/2019 atualizado às 21h50
Em clima de muita comoção, o 3º Sargento Gabriel Trettel Telles, de 28 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira, 21, no Cemitério de Itu. Sua morte foi anunciada no último sábado pela coordenadoria de Imprensa do Comando Militar do Leste (CML), em nota oficial, que informou que Gabriel realizava, "no dia 16, de modo individual, bateria de exercícios físicos regulamentares, requeridos para ingresso em curso operacional, quando se sentiu mal e foi prontamente levado para o Hospital Geral da Vila Militar e, na sequência, para o Hospital Central do Exército, onde, apesar de realizados todos os procedimentos e protocolos para a sustentação da vida, lamentavelmente veio a óbito". A notícia do falecimento do sargento Telles, foi motivo de especulação por parte de vários veículos de Imprensa de alcance nacional sobre a causa da morte do militar, que, segundo publicações, poderia ter sido causada por "exaustão térmica". Alguns órgãos de imprensa foram além e disseram que a declaração sobre a causa da morte por "exaustão" teria sido do próprio Exército, fato que foi veementemente negada pela instituição. Mesmo assim, o Comando Militar do Leste determinou a abertura de inquérito para apurar as causas da morte do jovem militar ituano.
Honras Militares
O corpo do 3º Sargento Telles foi transladado para Itu na madrugada de domingo para segunda-feira e por volta das 7 horas da manhã chegou ao velório municipal, acompanhado de muitos integrantes do grupamento da Vila Militar do Rio de Janeiro, onde o sargento ituanos servia. Ele tinha muitos amigos no quartel e era muito querido por todos.
Por volta das 15 horas, o cortejo saiu do prédio da Funerária Municipal escoltado pelos soldados do Rio de Janeiro e houve salva de tiros. O caixão veio coberto pela bandeira brasileira desde a saída da capital carioca, que no cemitério foi dobrada e entregue aos familiares do homenageado, como determina o protocolo da despedida de um militar combatente.
Após o sepultamento, o pai do sargento Telles, que é escrivão de polícia, mesmo se mostrando muito abalado e emocionado, fez questão de abraçar um a um dos soldados que vieram no Rio de Janeiro prestar o último adeus aos seu filho.
Momento da entrega da bandeira brasileira aos familiares do 3º Sargento Gabriel Trettel Telles.
Jovens militares durante o sepultamento se mostraram muito tristes com a morte do sargento
Pai de Gabriel Telles abraçou um por um dos soldados que vieram do Rio de Janeiro acompanhando o corpo do seu filho, que servia na mesma unidade deles.
Historico do Sargento Telles:
O 3° Sgt GABRIEL TRETTEL TELLES, ituano, nascido em 24 de fevereiro de 1991, formado pela Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2014, foi classificado para servir no 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve - Regimento Deodoro (Itu-SP), permanecendo de 2015 a 2017.
Em 2017 foi selecionado para fazer o Curso de Artilharia de Costa e Antiaérea, na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (Rio de Janeiro-RJ) http://www.esacosaae.eb.mil.br
No final do curso escolheu permanecer no Rio de Janeiro, onde foi servir na 21a. Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista, no ano de 2018. Teve participação nas Operações Militares da Intervenção Federal na Segurança Pública do RJ. No final de 2018 foi selecionado para realizar o Curso Básico Paraquedista.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
LEIA MAIS NOTÍCIAS: