O palco do Espaço 55, de onde foram realizadas as duas transmissões do Itu Musical e os cinco jurados, que assistiram as apresentações dos competidores em enormes telões.
REPORTAGEM e FOTOS:Regina Lonardi - Portal Ituanos
VÍDEO: Itu Musical - Divulgação
Publicada em 29/11/2021 17h00
Como novidade na programação do 27º Festival de Artes, foi realizada a primeira edição do Itu Musical, um festival de música autoral que contou com a participação de 36 compositores de 11 estados do Brasil. O tema proposto pelo regulamento, para todas as concorrentes, foi "A história do nosso tempo durante a pandemia", onde os autores procuraram colocar em suas canções os sentimentos que tiveram e viveram nos últimos 20 meses, quando a Covid-19 causou uma mudança radical na vida das pessoas em todo o mundo. Realizado nos dias 25 e 26 de novembro e transmitido ao vivo pelo YouTube a partir do Espaço 55, em Itu, o festival contou também com um público seleto de patrocinadores, autoridades e convidados, que puderam assistir presencialmente, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. E, nas duas noites, ninguém saiu decepcionado, já que as 36 canções finalistas foram consideradas de alto nível técnico e artístico. E o grande vencedor foi o compositor paranaense Felipe Casimiro, de Londrina, que além do prêmio de R$ 5 mil pela primeira colocação, recebeu um violão Giannini e mais R$ 2,5 mil pelo fato de ter sido eleito pelo juri o melhor intérprete entre todos os que se apresentaram. Também receberam prêmios em dinheiro a segunda e terceira colocada, além da melhor intérprete feminina e da melhor letra, que recebeu um prêmio denominado Fernando Brant, letrista mineiro e um dos maiores nomes da MPB.
Jurados
O corpo de jurados foi formado por cinco profissionais experientes e gabaritados para cumprir a difícil tarefa de julgar a melhor composição:
- Achilles Milan Neto, premiado publicitário, diretor da agência Hibrid Digital, com formação em direção de video, roteiro, comunicação visual, fotografia e publicidade (ESPM), direção de arte, direção de criação, design gráfico, web design e marketing digital
- Cesar Roberto Valezin, compositor e arranjador musical, formado em piano erudito e popular pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatui/SP. Acompanhou vários artistas nacionais em turnês pelo Brasil e tocou em big bands durante 10 anos com artistas e músicos de renome. Durante 20 anos lecionou no Conservatório de Tatui.
- Márcio Lima, cantor lírico, maestro, regente de corais, orquestras e bandas. Atua profissionalmente no cenário musical desde 1992. Foi diretor artístico de diversos festivais de música, coordenador e diretor de diversas istituições de ensino artístico e musical. Maestro Márcio Lima foi o escolhido para ser o presidente do júri do Itu Musical.
- Samuel Nascimento de Lima, tem vasta experiência como arranjador e músico. Estudou piano no Conservatório Maestro Eleazar de Carvalho, em Indaiatuba e trombone no Conservatório Maestro Henrique Castelari, na cidade de Salto. Cursou instrumentação e regência de bandas, fez curso de instrumentação e regência na classe do Maestro Roberto Farias, na Universidade Livre de Música. Tem curso de regência, com ênfase para sopros no Conservatório de Tatuí em classe do professor e Maestro Dario Sotello. Atuou no corpo musical da Banda Sinfônica e Big Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi preparador assistente, bandleader e arranjador, sendo responsável por transcrever famosos arranjos para apresentações de níveis nacional e internacional. Em 2017, assumiu a regência titular da Corporação Musical União dos Artistas de Itu, onde permanece até os dias de hoje, produzindo e regendo 38 concertos à frente desta corporação.
- Márcio Santos: é baterista. Aos 8 anos de idade, por influência do pai, um acordeonista, ele pegou gosto pela música. Aos 10 anos, optou por tocar bateria e ingressou no Projeto Guri, em Indaiatuba. Aos 12 anos, já envolvido pela carreira de músico, atuava com bandas e grupos da região e aos 17 anos, adotou outra paixão: a produção musical. É músico da Corporação Musical União dos artistas de Itu desde o ano de 2015. Hoje, aos 35 anos, acompanha o artista Altemar Dutra Júnior, é integrante da Banda Wonkas e proprietário do Studio da Dina, em Indaiatuba. Ano passado e neste ano, produziu, juntamente com a Corporação Musical Villa Lobos, produziu 25 concertos virtuais.
Confira abaixo a lista dos 10 melhores classificados e mais abaixo o vídeo da música vencedora.
Clique aqui para acessar o Canal do YouTube do Itu Musical e veja como foi a disputa final
Clique aqui para acessar o site do Itu Musical e confira tudo o que rolou na primeira edição
LEIA MAIS NOTÍCIAS: