As freiras do mosteiro receberam Título de Reconhecimento Público
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Itu
FOTOS: Regina Lonardi e Grazi Primiani
Publicada em 22/11/2021 12h50
A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou no último sábado, dia 20 de novembro, a outorga do Título de Reconhecimento Público às Irmãs Redentoristas de Itu. A entrega aconteceu de maneira informal, após a celebração da missa das 15 horas no Mosteiro da Imaculada Conceição, celebrada pelo padre José Donizetti Zanello, Capelão das Igrejas Nossa Senhora do Patrocínio e Imaculada Conceição.
A homenagem às religiosas foi concedida pela Câmara de Vereadores de Itu no ano passado, através de projeto do então vereador Rodrigo Macruz (PDT). Mas em razão da pandemia do Coronavírus a entrega do reconhecimento só foi possível ser realizada este ano. Mesmo assim, as irmãs receberam o título isoladas, sem contato pessoal com os presentes, tanto em função da clausura, regime sob o qual vivem no convento, quanto para evitar riscos de contaminação.
Rodrigo Macruz, hoje ex-vereador, foi o autor da Lei que concedeu o Título de Reconhecimento Público às Irmãs Redentoristas
Estiveram presentes na solenidade o vereador Thiago Gonçales, presidente da Câmara de Vereadores de Itu, o vice-prefeito de Itu, Luciano Ribeiro, que na ocasião representou o Executivo Municipal e o ex-prefeito Olavo Volpato, atualmente titular da Secretaria de Emprego, que, juntamente com Macruz, fizeram a entrega do Título de Reconhecimento Público às homenageadas. Também estiveram presentes convidados que colaboram regularmente com as irmãs, na manutenção do convento.
Irmãs, emocionadas, recebem o quadro com o Título de Reconhecimento Público, das autoridades presentes: Luciano Ribeiro, Rodrigo Macruz, Olavo Volpato, Thiago Gonçales e Padre José Donizetti Zanello
97 anos de trabalho e oração
As Irmãs Redentoristas instalaram-se em Itu em 1924, vindas da cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, e contribuem pelo exemplo inspirador baseado na vida simples, de total doação e voltada à oração. Pertencentes à Ordem do Santíssimo Redentor, as religiosas vivem plenamente a vida de contemplação e oração praticada no silêncio da clausura, tal como preconizara a fundadora da ordem, a madre italiana Maria Celeste Crostarosa. Elas se dedicam a uma vida simples, meditando e contemplando da palavra de Deus. Segundo o instituto, uma de suas características é viver a alegria do Evangelho com simplicidade e fraternidade, não carregando uma vida austera de penitência ou mortificação extraordinária, mas viver conforme o espírito das bem-aventuranças. Mas também trabalham no mosteiro e durante anos, produziram hóstias para as igrejas de várias Dioceses do Brasil.
Atualmente, a Ordem do Santíssimo Redentor possui 40 mosteiros espalhados por diversos países com dois deles localizados no Brasil, o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria em São Fidélis, Rio de Janeiro, e o Mosteiro da Imaculada Conceição em Itu, que vai agora se mudar para a cidade de Aparecida-SP.
Por decisão da Ordem do Santíssimo Redentor, o prédio onde funciona o Mosteiro em Itu, localizado na rua Capitão Sílvio Fleming, esquina com Rua Luiz Gazzola, no centro, foi vendido em 2019. O nome do comprador ainda não foi divulgado. Sabe-se apenas que parte da mudança já seguiu para Aparecida no dia 5 de fevereiro e que as irmãs Redentoristas seguirão para a cidade de Aparecida, onde está sendo construído um novo espaço para acomodá-las.
As fotos acima, tiradas no dia 5 de fevereiro, mostram parte dos objetos da igreja embalados para a mudança e embarcados em um caminhão de grande porte cedido por uma empresa da cidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Caravana da Coca Cola vai passar em Itu e Salto em 2021