Espaço físico onde era o Hospital de Campanha será remodelado
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Divulgação - Prefeitura de Itu
Atualizada em 24 de setembro de 2021 - 10h40
Considerando a constante e expressiva queda dos índices de internações por Covid-19, o Hospital de Campanha foi desativado. No período que esteve em atividade, de abril de 2020 até dia 17 de setembro, a unidade de saúde especializada, implementada para dar melhor atendimento durante a pandemia e construída quase integralmente graças à mobilização e doações do empresariado ituano, atendeu 1.493 pacientes. Agora, o espaço físico onde o Hospital de Campanha funcionou deverá passar por reestruturação para utilizado em novos projetos de saúde pública da Secretaria de Saúde de Itu.
Atendimento à Covid não vai parar
A desativação do Hospital de Campanha não vai representar nenhum abrandamento ou interrupção no combate ao Coronavírus. Ao contrário: o atendimento às pessoas com casos suspeitos de Covid seguirá sendo feita em dois locais: no Pronto Antendimento Covid (PA Covid), implantado no prédio da Santa Casa (acesso pela Rua Pedro de Paula Leite, s/n), que funciona durante 24 horas em todos os dias da semana. E também no Centro de Atendimento Especializado em Covid (CAEC), situado no bairro Cidade Nova, à Rua Osasco, s/n, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para os casos onde pacientes necessitarem de internação, a estrutura hospitalar de atendimento da rede municipal de saúde segue com disponibilidade de leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), na Santa Casa.
Casos e óbitos em queda
Com redução drástica no número de casos e óbitos por causa da vacinação eficiente, (140.433 pessoas vacinadas com primeira dose e 85.778 com a segunda dose; 1.007 receberam a terceira dose e 5.159 receberam dose única da vacina em Itu), o último Boletim Coronavírus (382), divulgado na quinta-feira, dia 23 de setembro, contabilizava apenas 7 casos suspeitos e mostrava que a taxa de ocupação de leitos estava em níveis baixos, com total de 4 pacientes internados, sendo 2 em enfermaria e 2 na UTI. A taxa de ocupação de leitos é uma das mais baixas já registradas na pandemia, com 20%, tanto na enfermaria quanto na Unidade de Terapia Intensiva.
A vacinação eficiente realizada em Itu, funcionando nos finais de semana, à noite e até sob chuva, tem sido importante para a forte redução do número de novos casos de Covid-19 na cidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS: