Em uma hora, postagem atingiu mais de 250 reações e mais de 3 mil comentários
TEXTO: Regina Lonardi
IMAGENS: Reprodução de Rede Social
Publicada em 06/09/2021 07h10
Nesta semana, uma postagem da biomédica Renata Ribeiro da Silva viralizou nas redes sociais, por mostrar a atitude que seu filho, Rafael Ribeiro Dreux, de 12 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista (Tea), teve com um morador de rua. A foto do post, mostra o menino sem nenhum preconceito, caminhando de mãos dadas com um morador de rua bastante conhecido em Itu, recebeu milhares de reações positivas e mensagens emocionantes dos internautas, que viram, na ação da criança, um enorme gesto de empatia e um exemplo do mais puro amor ao próximo.
O fato aconteceu no final da tarde de domingo, na Vila Nova. Renata, carioca radicada em Itu há mais de 12 anos, estava caminhando para entrar na farmácia com o filho quando foi abordada pelo morador de rua que pediu comida. A biomédica, então, disse compraria uma marmita assim que saísse da farmácia. Quando saiu, perguntou para o homem onde poderia comprar uma marmita e ele indicou um restaurante perto dali. "Pedi pra ele caminhar comigo até lá, o Rafa já estava de mãos dadas comigo, e quando olhei mais atrás ví que meu filho já estava de mãos dadas com ele. O homem ficou sem graça, soltou a mão do garoto e disse 'minha mão está suja, eu estou sujo'. Meu filho, que fala pouco, olhou prá ele e disse: 'dá a mão'. O senhor ficou sem saber o que fazer e eu disse a ele que o Rafael queria dar a mão prá ele e assim seguimos os três, de mãos dadas. Nesse momento eu vi que o Rafael é uma pessoa tão doce, ele não conhece a maldade, os autistas são generosos, ele não viu a capa, ele simplesmente viu a pessoa, o ser humano que estava ali, independente dele estar sujo ou não estar", contou a biomédica.
Para Renata, o momento foi emocionante. "Eu fiz questão de tirar essa foto, passei para toda a família e publiquei nas redes sociais porque achei esse gesto tão bonito, tão generoso. Como mãe, me sinto emocionada porque o Rafa, por ele ser autista, já tem o preconceito de ser uma criança especial. E essa criança especial mostrou prá gente a pureza da criança, do próprio autista. E eu sou grata à Deus por ter uma criança que vem me ensinando a cada dia ser uma melhor mãe e uma melhor pessoa, prá gente realmente olhar para o próximo, prá gente estender a mão para o próximo, pra gente não julgar as pessoas. Realmente eu sou uma mãe privilegiada. Na verdade, o gesto do Rafael leva prá todo mundo um pouco de esperança, que realmente o mundo pode ser bom, com pessoas boas e que as crianças que vem vindo, independente de ser autista ou não, não julgam e com isso o nosso futuro pode ser melhor, de gratidão, com um olhar para o próximo", conclui a mãe de Rafael.
Reações e Comentários
No Instagram, a postagem de Renata Ribeiro relatando a experiência com Rafael, que é ituano e mora na cidade desde que nasceu, obteve mais de 250 mil curtidas e mais de 3 mil comentários, na primeira hora de exibição. Isso em apenas dois perfis: autizando, voltado para o tema do autismo com 119 mil seguidores e no famoso Razões Para Acreditar, que tem mais de 3,7 milhões de seguidores que aborda temáticas motivacionais, de superação e de exemplos humanitários, como o caso do Rafael. Entre os mais de 3.5 mil comentários, muita gente contando que chorou ao ver a foto, outros elogiaram a educação que o garoto recebeu da mãe e vários comentários destacaram a importância de enxergar o próximo e fazer o bem.
Rafael Ribeiro Dreux, 12 anos e sua mãe, Renata Ribeiro
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Colégio Almeida Júnior instala Ecoponto para arrecadar óleo de cozinha e ajudar APAE