Encontro Filosófico vai movimentar
todos os sábados no mês de abril
Evento já se tornou uma tradição na cidade, pois há dez anos abre espaço para discussão de temas da atualidade. Foto: Pinterest
DA REDAÇÃO, com informações do Professor Lelo Silveira, coordenador do evento
Imagens: Reprodução Facebook
Pelo décimo ano consecutivo, o Encontro Filosófico de Itu deverá movimentar todos os sábados do mês de abril, com palestras e debates sobre temas atuais. Como convidados, professores doutores de alto nível, que estarão na cidade voluntariamente para transmitir conhecimento e teses conceituais que venham acrescentar valores à formação educacional aos participantes do evento, que será realizado no ILI-Instituto Legislativo Ituano, localizado no Espaço Fábrica São Luiz, sempre das 13h30 às 17h30. As inscrições e entrada são gratuitas e os participantes receberão certificados. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para prof.silveira.filosofia@gmail.com
Realizado "no peito e na raça" pelo professor Lelo Silveira o Encontro Filosófico, que no total já realizou quinze reuniões, tem uma admirável históra de sobrevivência, cuja marca principal são exemplos de dedicação, doação e espírito voluntário.
"O primeiro Encontro Filosófico foi em 2008, com o tema, “Mídias e Educação” com o Prof. Dr. José Simões, coordenador do curso de Arte-Educação da Universidade de Sorocaba. Com muita dificuldade, principalmente para encontrar um local para que o encontro pudesse acontecer. Talvez isso resuma todos esses 10 anos que estamos comemorando. Então vem a pergunta, por que continuar a promover os encontros tendo, de partida, a falta de um local para realização do evento?
Criar um espaço público, sem interferência institucional, gratuito, de livre participação, com vistas à discussões de temas relevantes nos campos políticos, sociais, científicos, foi o combustível para que o desejo se tornasse realidade", conta o professor Lelo Silveira (foto).
Ainda segundo o professor Lelo Silveira, "deste modo, ao longo do tempo, foi se construindo a principal característica dos encontros: a peregrinação e a gratuidade do exercício do conhecer, exatamente como Sócrates apontava para a filosofia na sua origem, porém, com profundo embasamento teórico nas abordagens temáticas. Daí a luta por trazer palestrantes com reconhecimento acadêmico, especialistas nas áreas abordadas, sem nenhum custo para o evento, e por isso agradeço profundamente a cada um deles, que saem de suas casas, arcando com todas as despesas, viajam até Itu, sem ao menos ser pago a despesa com transporte, alimentação, uma verdadeira doação, para apresentar o tema.
E já vieram palestrantes de bem longe para isso!" completa o organizador.
No encontro deste ano, nos quatro sábados consecutivos o tema será o mesmo: “A genealogia do discurso”, começando no dia 7 com o Professor Doutor Cassio Donizete, graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu e Salto e da Escola Sagrada Família de que vai abordar o tema a partir de Foucault, com a descoberta do homem no século XVIII: a origem do discurso.
Dia 14 a presença do Prof. Dr. Paulo Celso da Silva, graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Sorocaba (1989), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Pós doutorado pela Universitat de Barcelona (2001-2) onde desenvolveu projeto de pesquisa com apoio da FAPESP sobre a cidade do conhecimento. Em 2012 desenvolveu um Pós doutoramento na UERJ analisando a produção intelectual do Dr. Milton Santos e a sua aplicação/relação com a Comunicação. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba , professor do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura e suas atividades estão inseridas na Linha de Pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais. Em 2014 iniciou pesquisa com apoio FAPESP abordando as Smartcities e atualmente está estudando um novo projeto intitulado Mídia Territorial Resiliente: Levantamento e análise das políticas públicas ambientais e de inclusão cidadã no âmbito da Smartcity Barcelona. Em 2017 Paulo Celso iniciou um pós doutorado na Universitat de Barcelona, Departamento de Geografia Humana, intitulado 15 años en Poblenou: del 22 @ a Smartcity BCN. Revisión y estudios geocomunicacionales. Sua experiência envolve as áreas de Comunicação, Geografia, Filosofia , com ênfase na Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Smartcity, sociedade do conhecimento, comunicação e cidade, geografia da comunicação, mídia e movimentos sociais urbanos. No Encontro Filosófico Paulo Celso apresentará Maquiavel e o modelo de Estado moderno, a mídia como porta voz da nova ordem.
No dia 21, será a vez do Prof. Dr. Benedito Aparecido Cirino, que apresentará "A religião estática e a religião dinâmica: formadora ou pacificadora?"
O Professor Doutor Benedito Cirino possui doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2013); mestrado em Ética - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (2002) e graduação em FILOSOFIA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1993), Atualmente é professor titular na Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Ética, atuando nos cursos de Filosofia, Psicologia, Engenharias, Administração, Comunicação e Educação. Possui experiência em educação fundamental e média na rede pública do Estado de S. Paulor. Pesquisa a relação entre educação, teoria do conhecimento e moral. Conhecido por Benê, Cirino é também artista plástico.
Fechando o X Encontro Filosófico no dia 28, será a vez da Profª Drª Mara Rovida Martini, que falará sobre o debate político na sociedade do espetáculo.
A Professora Doutora Mara Rovida Martini é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2014), mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2010), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anglo Latino (2005).Tem experiência como jornalista e docente na área de comunicação, com ênfase em jornalismo. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) na linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais. É membro permanente do Grupo de Pesquisa do CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo e do Grupo de Pesquisa do CNPQ Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais (MIdCid). Publicou os livros "A segmentação no jornalismo - sob a ótica durkheimiana da divisão do trabalho social" (Novas Edições Acadêmicas) e "Jornalismo em trânsito o diálogo social solidário no espaço urbano" (Edufscar).
Dinâmica do Encontro Filosófico
Segundo o professor Lelo Silveira, "a dinâmica dos encontros se dá pela apresentação do tema por um ou mais especialistas e posteriormente é dada a palavra livre, momento em que os participantes se colocam ou fazem perguntas aos especialistas. Com a criação de uma página do evento no Facebook, é possível disponibilizar materiais que dão apoio teórico para todos que participam. Nela são postados vídeos, documentários, artigos acadêmicos, livros digitais, de tal modo que os participantes tenham acesso a uma grande variedade de informações pertinentes ao tema, ou seja, os Encontros começam bem antes da reunião propriamente dita.
O público, normalmente é composto por estudantes universitários, professores, alunos do ensino médio e quem mais quiser participar. Em todos os encontros foram oferecidos Certificado de Participação, documento que soma tempo em estágios para os universitários. E sempre um bom número comparece, e isso demonstra a falta de eventos dessa natureza na cidade, pois é muito complicado, embora exista um centro universitário na cidade que cobra de seus estudantes participação em eventos culturais para contar tempo de estágio, não promover tais eventos".
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO:
Siga nosso trabalho
nas redes sociais
Copyright © 2018 - RL Comunic - Direitos Reservados
e-mail: ituanositu@gmail.com
Criação do Projeto, Desenvolvimento e Produção:
PS Marketing Agência Digital