Ao percorrer o Centro Histórico os alunos aprenderam a história dos prédios e a importância da preservação dos locais. Fotos: Colégio Almeida Júnior - reprodução Facebook
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa do Colégio Almeida Júnior
FOTOS: Divulgação
Os alunos do 8º ano do Colégio Almeida Júnior visitaram a exposição “Itu e seus moradores nas caricaturas de Pery Guarany Blackman” que está sendo realizada no Museu Republicano Convenção de Itu e o eixo histórico de Itu. Essa atividade faz parte da disciplina de Patrimônio Cultural que o colégio oferece aos alunos de forma pioneira na cidade. Após visitarem o museu, os alunos também percorreram alguns pontos históricos da cidade.
Segundo o professor da disciplina de Patrimônio Cultural, Luís Roberto de Francisco, a visita do 8º ano ao centro histórico de Itu teve vários objetivos. Primeiramente analisar a tipologia arquitetônica dos imóveis existentes no centro da cidade e os desenhos das ruas que foram planejadas além de analisar a temporalidade das mesmas através de placas com nomes antigos e datas.
Em seguida visitaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária que está passando por processo de restauro e o antigo prédio do Museu Republicano, onde puderam identificar a mobília de uma família rica, que no século passado tinha condições de possuir objetos e móveis europeus
Visita dos alunos à Exposição de caricaturas de Pery Guarany Blackman
Fotos: Colégio Almeida Júnior - reprodução Facebook
Por último visitaram a exposição “Itu e seus moradores nas caricaturas, de Pery Guarany Blackman, e aprenderam um exemplo de como é possível fazer humor com respeito e observaram as características que foram utilizadas pelo artista.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Vaccari Avi, essa visita serve para complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido em sala de aula pelo professor da disciplina de Patrimônio Cultural, Luis Roberto de Francisco. “Ao longo do aprendizado, os alunos do Colégio Almeida Júnior são levados a participar de atitudes concretas pela manutenção de bens culturais, aprendendo que a responsabilidade sobre o patrimônio de uma cidade, antes de mais nada, é da própria sociedade”.
Na disciplina de Patrimônio Cultural o aluno aprende a valorizar a herança cultural recebida de outras gerações e consequentemente, forma a consciência de que o patrimônio cultural preservado é fundamental para a cidadania.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: