Márcio Freitas, o meia Marcinho, foi Campeão Paulista com o Ituano em 2014
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTO: Ituano F.C. - Divulgação
Publicada em 27 de maio de 2023 - 23h00
Anunciado na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, o novo técnico da equipe: Márcio Freitas, o ex-jogador Marcinho, meia direita que ficou Campeão Paulista em 2014 como titular da equipe do Galo, estreou com vitória de 3 a 1 contra o Londrina e terá agora a missão de comandar o elenco profissional na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele substitui Gilmar Dal Pozzo, que atuou apenas 100 dias no comando do elenco, com relativo sucesso. Pegou o Ituano correndo risco de ser rebaixado nas partidas finais do certame e conseguiu resultados importantes e colocou o time na semi final do Paulistão, obtendo, inclusive, uma grande vitória sobre o Corínthians. Mas na Série B do Campeonato Brasileiro o time entrou em uma fase delicada, não conseguiu vencer nenhuma das últimas 4 partidas e por pouco o Galo não entrou na zona de rebaixamento. A situação ficou insustentável. Já Marcinho, logo na chegada, se mostrou muito confiante. Em entrevista a TV TEM, ele afirmou estar muito feliz por estar de volta à Itu, rever amigos, disse estar muito motivado e que vai fazer "o melhor" para tirar o time da zona de risco. Pelo menos no primeiro desafio, cumpriu o que prometeu. Antes de assumir como treinador do Ituano, Márcio atuava como auxiliar do técnico português Pedro Caixinha, no Red Bull Bragantino. Assim que chegou em Itu para se apresentar, Márcio Freitas conheceu todos os jogadores e já na sexta-feira, comandou o treino.
Natural de Campinas-SP, aos 42 anos de idade, Márcio Freitas começou a carreira como jogador de futebol em 1997, na equipe sub-17 do Atlético Paranaense, onde jogou também no sub-20 até 1999. No mesmo ano se transferiu para o Paulista de Jundiaí, onde ficou 4 anos e, em 2002 foi contratado pelo Corínthians. Após duas temporadas no Timão, Marcinho jogou no São Caetano até 2005, foi para o Palmeiras (2005-2006) e foi contratado pelo Cruzeiro, onde jogou por duas temporadas. Em 2008 saiu do Brasil para jogar no Kashima Antlers, do Japão. Voltou um ano depois para o Atlético Paranaense, mas em seguida ficou dois anos da Arábia Saudita, jogando pelo Ahl-Ahli Jeddad. De volta ao Brasil, novamente no Atlético Paranaense, dois anos depois transferiu-se para a Ponte Preta (2012), disputou a temporada de 2013 no Red Bull e, em 2014, jogou pelo Ituano, onde foi Campeão Paulista. No ano seguinte jogou no Cabofriense e encerrou a carreira no Amparo, no final de 2015.
Como treinador, começou em 2019 dirigindo as equipes sub-15 e sub-17 no Ituano , e foi auxiliar técnico no Red Bull de 2020 até quinta-feira passada.
Márcio Freitas estreou neste sábado, jogando em casa, no Novelli Júnior, com uma bela vitória contra o Londrina, que estava na 11ª posição, com 10 pontos. O Ituano, estava com 7 pontos, bem atrás na tabela, na 15ª colocação. Com a vitória neste sábado contra o Londrina por 3 a 1, o Galo agora soma 10 pontos e subiu para a 12ª colocação na tabela. Na próxima rodada, que acontece na sexta-feira, dia 2 de junho às 21h30, Marcinho terá um grande desafio no comando do Ituano: vai enfrentar o Vitória, que é o líder do Campeonato com 19 pontos, jogando fora de casa.
VEJA MAIS NOTÍCIAS