A tradição do carro de boi no desfile se mantém há séculos em Itu
DA REDAÇÃO - com informações de Assessorias de Imprensa
FOTOS: Juca Ferreira / Prefeitura de Itu e Museu da Música - Itu / Divulgação
Publicada em 27 de maio de 2023 - 16h10
O final de semana em Itu está sendo de celebrações ao Divino Espírito Santo. Neste sábado pela manhã, foi realizado o Desfile do Divino e, no domingo, também pela manhã, acontece o Cortejo da Folia da Bandeira do Divino, que vai percorrer as ruas do centro histórico, visitando os pontos de pouso em meio ao percurso. As duas manifestações são atos de grande devoção, que emocionam e valorizam a cultura da cidade.
Desfile no sábado
Organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, o Desfile do Divino saiu da esquina da Rua Barão do Rio Branco, subiu a Rua Santa Rita, percorreu a Rua Sete de Setembro e terminou em frente às escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária onde aconteceu a bênção final do Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, pároco da Matriz. Entre os fiéis presentes, estava o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola e várias autoridades municipais
Autoridades municipais e religiosas acompanharam o desfile e a bênção em frente à Matriz
Este ano, durante o desfile, teve a distribuição de 5 mil pães, boa parte deles produzidos pela padaria do Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, e também oferecidos por diversas padarias da cidade. Os pães, no contexto da celebração, faz referência ao tema Fraternidade e Fome, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), que em 2023 foi o slogan da Campanha da Fraternidade.
O Desfile do Divino teve também a participação da Igreja Nossa Senhora Candelária, Grupo da Melhor Idade, Secretaria Municipal da Educação, Grupo de Folia de Reis, Romeiros e Muladeiros de Itu e mais uma vez contou com o apoio dos soldados do 2º GAC – Regimento Deodoro, que tradicionalmente, carregam o andor do Divino Espírito Santo nos desfiles. Veja as fotos:
Como acontece tradicionalmente em todos os anos, soldados do Regimento Deodoro - Quartel de Itu, conduzem o andor do Divino Espírito Santo no desfile
A participação de integrantes do Grupo da Melhor Idade deu um brilho especial ao Desfile do Divino 2023
A distribuição de 5 mil pães seguiu o lema da Campanha da Fraternidade deste ano
O grupo de foliões de Reis reforçou as tradições folclóricas e populares do Desfile do Divino em Itu
Cavaleiros e muladeiros de todas as idades também levaram suas devoções ao Desfile do Divino
Neste domingo tem Cortejo da Bandeira do Divino
O Cortejo da Bandeira do Divino é uma manifestação de fé e devoção. É uma tradição de séculos em Itu
Promovido pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu, o Museu da Música – Itu e o Instituto Cultural de Itu em parceria com a Associação Cultural Vozes de Itu, no domingo, dia 28 de maio, dia da solenidade de Pentecostes, acontece o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo. A iniciativa do tradicional evento é fortalecer os laços da comunidade com suas tradições culturais, musicais e de fé popular.
A devoção ao Divino Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, é uma das antigas tradições ibéricas transpostas para nossa região ainda no tempo da colonização e que permanece viva. A expressão popular maior da festa paulista é a Bandeira do Divino Espírito Santo. A sua visita se deu em casas de famílias e instituições desde a Páscoa e tem seu momento maior na data do Pentecostes. A Folia promove a reza com curadores, cantores e violeiros. O Alferes benze o lugar e a gente. Esses momentos de oração estarão presentes no Cortejo, quando a Bandeira visitará, neste domingo, sete pousos, referentes aos sete dons do Espírito Santo.
Os visitantes que acompanharem o Cortejo poderão oferecer doces em embalagens fechadas, que serão entregues às crianças do Lar Santo Inácio.
Durante o evento participará o Coral Vozes de Itu cantando as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, do Maestro Elias Álvares Lobo. Neste ano o Alferes da Bandeira do Divino será o Sr. Evandro Antonio Correia.
O Cortejo terá início às 9h45 no Museu da Música – Itu e visitará, a partir das 10 horas, os pousos armados na Rua Paula Souza, encerrando-se pelas 12 horas.
VEJA MAIS NOTÍCIAS