Registro histórico: o Trem Republicano parte de Itu e inicia viagem a Salto, no dia da inauguração oficial. Ao fundo, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. (Foto: Regina Lonardi)
DA REDAÇÃO
FOTOS: Regina Lonardi, Daniel Lucas Pedroso, Aline Queiróz e Juca Ferreira
Publicada em 21/12/2020 19h40
Sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2020, 11 horas da manhã. Na antiga estação da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro há um intenso burburinho de dezenas de pessoas que estão posicionadas na plataforma diante do trem de passageiros estacionado, prontas para embarcar. Cena como essa não acontecia há 44 anos, quando, em 1976, uma composição destinada ao transporte de pessoas passou pela cidade pela última vez. Quase ninguém se lembrava mais do trem na estação e por causa disso, o momento que antecedeu a partida pode ser considerado histórico e muito importante. Afinal, seria a primeira viagem do Trem Republicano, uma linha turística de 7,6 quilômetros de extensão ligando as estâncias de Itu e Salto, criado para ser mais uma importante ferramenta para incentivar o turismo nas duas cidades e também um atrativo forte para a toda a região. A viagem inaugural contou com a presença de jornalistas, autoridades e convidados, que foram recepcionados por Adonai Aires de Arruda, presidente da Serra Verde Express, concessionária que fará a operação da linha.
A plataforma da estação ferroviária de Itu volta a receber passageiros: jornalistas, autoridades e convidados fizeram a primeira viagem oficial do Trem Republicano. (Foto: Juca Ferreira)
O Trem Republicano, que agora já é uma realidade, demorou 15 anos para sair do papel.
Em 2005 começou o sonho, quando o turismólogo Fábio Grizoto elaborou, para a Prefeitura de Itu, um projeto para ser apresentado em um congresso de turismo no Rio de Janeiro. Servidor público municipal concursado, naquela época já trabalhando na Secretaria de Turismo fazia 3 anos, Grizoto não só elaborou o projeto como também foi designado para apresentar o trabalho na capital fluminense. A proposta era colocar um trem turístico rodando no antigo trecho inaugurado no dia 17 de abril de 1873, no período imperial, um dia antes da Convenção Republicana, movimento que deu origem à derrubada na monarquia no Brasil, efetivada em 1889. Mas isso era considerado quase impossível, já que, após a desativação da antiga Companhia Ytuana, em 1986, quando ocorreu a passagem do último trem cargueiro, os trilhos do trecho Itu-Salto foram retirados logo no ano seguinte, em 1987. Um novo trecho para transportes de cargas, que hoje é o principal corredor ferroviário de exportação do país, foi construído passando pelo município de Itu. Essa nova linha, que liga Rondonópolis/MT ao porto de Santos, operada pela empresa de logística Rumo, substituiu a antiga, que se tranformou em um leito morto, sem trilhos e abandonada. Um triste fim para uma ferrovia centenária, que teve o trecho de Itaici a Jundiaí inaugurado por D. Pedro II em 1879.
Mas o sonho foi mais forte que os difíceis obstáculos. Em 2008 ocorreu a criação do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM), do qual integram as cidades de Itu e Salto. E através desse órgão foram registradas três conquistas importantes para o projeto: uma verba de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo, a doação de área do leito da antiga ferrovia Ytuana pelo Governo Federal e a doação dos trilhos, concedida pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Outras verbas restantes, que completaram os aproximadamente R$ 15 milhões, custo total do projeto do Trem Republicano, vieram do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), ligado à Secretaria Estadual do Turismo, dos governos Federal e Estadual e de contrapartidas das Prefeituras de Itu e Salto. E, segundo Fábio Grizoto, que hoje é diretor operacional do Consórcio, "em todos os 15 anos de duração, a realização do projeto se deve muito ao empenho das duas prefeituras, que fizeram as suas partes em todas as etapas".
A fase final da obra foi realizada em grande parte nos últimos 3 anos, com serviços de grande porte, como conclusão da implantação dos trilhos, muretas de arrimo, alambrados, revitalização da Estação de Salto e a instalação de viradouro, imprescindível para a operação de uma ferrovia ponto a ponto de trilho único.
A locomotiva fabricada pela multinacional General Eletric em 1952, com motor a diesel de 600 hp que pertenceu à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e o primeiro carro de passageiros chegaram a Itu no dia 10 de novembro, como cumprimento contratual da empresa Serra Verde Express, vencedora da concorrência que escolheu a concessionária para administrar a ferrovia. Dias depois chegaram outros dois carros, um deles reformado e adaptado para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção e outro vagão boutique, com sofás, poltronas e varanda. No dia da chegada da primeira locomotiva e o carro de passageiros, a manobra de entrada e estacionamento do trem na estação de Itu foi feita pelo próprio Fábio Grizoto, um apaixonado por trens desde menino, que nos últimos cinco anos fez vários cursos onde aprendeu a operar como maquinista várias locomotivas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em Campinas/SP, local onde frequenta nos finais de semana.
Concessionária Experiente
Presidida por Adonai Aires de Arruda, a Serra Verde Express, com sede em Curitiba/PR, administra a ferrovia Curitiba-Morretes itinerário eleito como um dos passeios mais espetaculares do mundo pela World Travel Leader Awards - WTM Londres, em 2016. A empresa também operou, entre maio de 2009 e fevereiro de 2015, o Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul e foi a responsável pela implantação e operação do Trem das Montanhas Capixabas com a missão de fomentar o turismo da Rota do Sol e da Montanha, no Estado do Espírito Santo.
O turismólogo Fábio Grizoto, autor do projeto do Trem Republicano, em 2005 (Foto: Aline Queiróz)
O primeiro passeio de Itu a Salto, na sexta-feira, dia 18, foi uma apresentação da Serra Verde Express à imprensa e teve a duração de aproximadamente 40 minutos. Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas ocuparam a maioria das janelas da composição para registrar a paisagem. Autoridades, a maioria vereadores de Itu e Salto, que nos últimos anos tiveram participação importante na votação de projetos de Leis que ajudaram a criar condições de viabilizar o projeto, também se mostravam satisfeitos com a conclusão da obra. Os 3 vagões da composição, que tem a concepção assinada pela arquiteta Lucille Amaral, levam nomes de personalidades que desempenharam em Itu e Salto papeis importantes nas épocas que viveram: Prudente de Moraes, ituano, primeiro Presidente da República civil do Brasil eleito pelo voto direto; Dona Olímpia, a única mulher presente na Convenção Republicana de Itu e Anselmo Duarte, saltense, ator e diretor de cinema, único artista brasileiro a receber o troféu Palma de Ouro, em Cannes, França, pelo filme "O Pagador de Promessas", em 1962.
Para o presidente da concessionária Serra Verde Express, Adonai Arruda, "os turistas que vierem para a região atraídos pelo Trem Republicano vão movimentar restaurantes, hotéis, fazendas históricas e até lojas das duas cidades, principalmente as que vendem lembranças. O trem será uma importante ferramenta para o incentivo ao turismo, principalmente no período da pós-pandemia", afirma o empresário.
Durante a viagem, funcionários da empresa entregaram, como serviço de bordo aos convidados, um kit com água, bolachas salgadas e doces em embalagem personalizada da concessionária. Para surpresa e emoção dos passageiros, aconteceu também a apresentação dos artistas do projeto "Serenata na Sacada", dupla formada pela atriz Débora Nunes e o cantor Denis Vieira, que interpretam canções temáticas e intervenções teatrais tendo a história da ferrovia, seus personagens e o jeito caipira de ser como foco principal. A Serenata na Sacada no Trem Republicano terá uma temporada de apresentações com duração de 10 dias, em todas as viagens. É uma atração extra, em forma de presente aos primeiros viajantes turistas, que valoriza muito o passeio pelo clima nostálgico e sentimental que impacta o público. Pelo som ambiente do trem, uma voz de um funcionário descreve trechos do percurso, explica detalhes do trajeto, da reconstrução da linha e conta fatos que ocorreram ferrovia ao longo da história.
Com objetivo de registrar esse importante momento de resgate histórico, o Portal Ituanos transmitiu o passeio ao vivo pelo Facebook e esse material, editado com os melhores momentos da live, está disponibilizado no Canal do Portal Ituanos no Youtube. Clique aqui para assistir.
A atriz Debora Nunes e o cantor Denis Vieira, fazem uma Serenata na Sacada e nos vagões do Trem Republicano (Foto: Juca Ferreira)
No período de 20 a 22 de dezembro, o Trem Republicano programou as operações com uma viagem diária no trecho Itu-Salto, ida às 9 horas da manhã e Salto-Itu, volta às 14h30, com objetivo de promover uma Ação Solidária Beneficente.
Os ingressos irão custar R$ 15 mais 1kg de alimento não perecível por trecho, que serão integralmente doados para duas importantes instituições das cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano: Lar Frederico Ozanam (atende idosos em Salto) e o Lar Santo Inácio (atende crianças em Itu).
Operação regular e preços
Após o dia 22, a empresa Serra Verde Express pretende programar o Trem Republicano para circular de segunda a sexta, com duas idas e duas voltas (Itu-Salto/Salto-Itu). Nas sexta-feiras e sábados haverá ainda uma viagem adicional noturna, que vai privilegiar um jantar de características personalizadas. Os primeiros passeios regulares contarão com serviço de bordo, apresentações de Debora Nunes e Denis Vieira e guias treinados para contar a história e as curiosidades do Trem Republicano, das cidades de Itu e Salto, da região, da Convenção Republicana e, finalmente, da Proclamação da República.
Os valores do passeio variam: R$ 101 para o vagão boutique, R$ 87 para a categoria turística e R$ 77 para o vagão convencional. Crianças e moradores de Salto e Itu têm 50% de desconto, mediante comprovação de endereço. Os ingressos podem ser adquiridos nas estações ferroviárias de ambas as cidades, no site www.tremrepublicano.com.br e nas agências de viagens.
Normas sanitárias
Desde a primeira viagem no dia 18, realizada para imprensa, autoridades e convidados, a Empresa Serra Verde Express assumiu o compromisso de cumprir todas as normas de segurança sanitária contra a pandemia do Coronavírus. As saídas dos trens são limitadas, as medidas de redução de assentos garantem distanciamento dos passageiros e os protocolos são devidamente cumpridos: todos os comissários de bordo, artistas e funcionários estão se apresentam aos passageiros com duas máscaras descartáveis, além de máscaras face shield e álcool em gel. Após cada viagem, os vagões e áreas internas do trem e das estações são devidamente desinfectados para oferecer a máxima segurança a todos. O processo de desinfecção, segundo Adonai Arruda, é de alta tecnologia pelo sistema de névoas, o que garante uma total eficiência com durabilidade de até 72 horas nos compartimentos destinados aos passageiros. "Estamos adotando todos os cuidados necessários para preservar a saúde dos nossos e colaboradores", afirma o presidente da concessionária.
Profissionais de imprensa, autoridades e convidados fizeram, na sexta-feira, dia 19 o primeiro passeio do Trem Republicano (Foto: Daniel Lucas Pedroso)
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