Solução emergencial foi feita com sacos de areia estancou perda de água
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa da CIS
FOTOS: Divulgação CIS
Publicada em 13 de janeiro de 2022 - 13h30
A Represa do Braiaiá, que rompeu na madrugada de domingo, dia 9 de fevereiro, voltou a fornecer água para o sistema de abastecimento de Itu na quarta-feira, dia 12 de janeiro, três dias após ter perdido uma grande quantidade de água devido ao acidente. Antes do rompimento, a barragem, que estava se recuperando rapidamente e já apresentava volume de 70% da sua capacidade, era uma fornecedora importante, com 110 litros de água por segundo, o que tornava o manancial responsável por 25% do total da água fornecida. Agora depois do reparo, feito emergencialmente com sacos de areia fina, o que sobrou da água vem sendo bombeado para a Estação de Tratamento (ETA) do Rancho Grande à razão de 80 litros por segundo, 30 litros a menos que o volume normal. A solução adotada deve prosseguir até que a reforma total daquela captação esteja concluída, o que estima-se que deve acontecer em aproximadamente 90 dias. A grande novidade é que, pela manhã, a CIS anunciou a suspensão gradual do rodízio no abastecimento de água na região central a partir de sexta-feira, dia 14, como fez no dia anterior para os moradores da região do Pirapitingui.
Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) os trabalhos de reparo da represa começaram já no amanhecer de segunda-feira. Homens colocavam areia em sacos plásticos, que eram levados até o barramento da represa, onde havia a fenda do rompimentos da barragem e outro grupo de homens encaixava os sacos procurando deixa-los bem acomodados e firmes. Ao final, com a fenda totalmente fechada com os sacos, uma retro escavadeira movimentou pedras e terras reforçar o barramento. O trabalho terminou na quarta-feira, quando os técnicos chegaram à conclusão que, estancado o vazamento, seria possível bombear a água que restou armazenada na represa e o bombeamento foi retomado.
O prefeito Guilherme Gazzola, o superintendente da CIS Reginaldo Santos e o secretário Márcio Milano (Subprefeito Regional da Zona Leste) estiveram no local acompanhando os trabalhos de reparo.
Logo pela manhã de segunda feira, começaram os trabalhos com dezenas de homens, caminhões e máquinas
Sacos de areia foram encaixados na fenda causada no rompimento
Retroescavadeira movimentou terra e pedra para reforçar o barramento da represa e fortalecer o reparo
Rodizio chegando ao fim
Também na tarde de quarta-feira a CIS anunciou que o rodizio do abastecimento de água na região do Pirapitingui foi suspenso e a água, naquela região, chegará todos os dias. Os bairros com liberação do abastecimento são: Cidade Nova, Portal do Éden, Vila Vivenda, Vila Martins, Alpes, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França Hospital do Pira, Village Castelo, City Castelo e Alphaville, CDM e AME.
Nesta quinta-feira, por volta das 10h45, em comunicado oficial, "a Prefeitura de Itu e a CIS - Companhia Ituana de Saneamento informam a redução gradual do do rodízio no abastecimento de água na Região Central a partir de sexta-feira, dia 14, ampliando o tempo de abastecimento dos imóveis ituanos. As informações serão divulgadas na página do Facebook da CIS [facebook.com/companhiaituanadesaneamento].
No comunicado, Prefeitura e CIS alertam "em caso de desabastecimento em seu bairro, confira em qual bloco ele está no calendário atual do rodízio: https://bit.ly/3I4OEV4 - a Região do Pirapitingui já teve o rodízio suspenso".
"Reforçamos que a colaboração da população neste momento é fundamental. Promova o consumo consciente de água e evite multas", salienta Reginaldo Santos, superintendente da CIS. "Adotamos o sistema do rodízio em 2021 assim que vislumbramos um cenário difícil e de poucas chuvas. A estratégia possibilitou a flexibilização do abastecimento de água na Região Central neste momento. Agimos com cautela durante a pior seca dos últimos 90 anos. Desta forma, pudemos nos preparar para garantir o abastecimento de água com mais tranquilidade em 2022", finaliza.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: