O jornalista João José "Tucano" da Silva, diretor da revista Campo & Cidade com o historiador e jornalista Antonio Rafael Fabbri de Almeida Júnior, repórter da revista do Centenário do Quartel de Itu.
DA REDAÇÃO - com informações do jornalista João José "Tucano" da Silva
FOTOS: Tucano
Atualizada em 23/11/2020 08h18
A revista Campo & Cidade foi homenageada no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) por ter encontrado e viabilizado a doação, depois de 88 anos, de uma foto do ex-Tenente-Coronel Manoel Severiano Ferreira Marques, que comandou o 4º RAM - Regimento de Artilharia Montada durante Revolução Constitucionalista de 1932. A publicação, que tem uma linha editorial única no Brasil de resgatar acontecimentos históricos com uma narrativa jornalística atual desde a origem do fato até os dias atuais, publicou, em fevereiro de 2018, uma edição que trouxe como tema o Centenário do Quartel de Itu. Na ocasião, o nome do Tenente Coronel Ferreira Marques, na época em que comandava o 4º RAM, foi citado em uma das reportagens e ele até apareceu em uma das fotos, mas até o mês passado a foto do ex-comandante dos anos 1931 e 1932 do Quartel de Itu não estava presente na galeria dos ex-comandantes daquela unidade militar. Dois anos após a publicação da revista e com a chegada do novo comandante do 2º GAC-L (Grupo de Artilharia de Campanha Leve) Regimento Deodoro, Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, a imagem do ex-comandante do 4º RAM finalmente está na galeria dos ex-comandantes, local onde por tradição, deve estar. O resgate histórico foi possível graças à colaboração e empenho do jornalista e editor responsável da Campo & Cidade, João José “Tucano” da Silva, que, apesar de não ser o proprietário da foto original, conseguiu viabilizar a doação do material, que pertencia a um leitor da revista. Além de conseguir a foto, que foi muito procurada durante anos, Tucano também providenciou a restauração da imagem, que elava bastante comprometida. A fotografia, antes de ser entregue ao comando do Regimento Deodoro, passou por um criterioso processo de recuperação, trabalho desempenhado pelo designer gráfico Roberto Gonçalves da Silva, que também é o diagramador da revista Campo & Cidade. A entrega da foto teve grande repercussão na Imprensa local e, em reconhecimento à colaboração, a revista, através de Tucano, idealizador e diretor, recebeu, em outubro a moeda alusiva do Regimento Deodoro e em novembro a homenagem em Sorocaba.
A capa da edição 112 da revista Campo & Cidade, de janeiro de 2018, que conta a história do Quartel. Ao centro a reportagem "Comandante Revolucionário", que faz referência ao Tenente Coronel Ferreira Marques, cuja foto era desconhecida e à direita a Galeria dos Comandantes, que com a foto encontrada pelo jornalista Tucano não está mais incompleta.
O resgate da "fotografia perdida" teve grande repercussão na imprensa. Encontro da imagem do ex-comandante foi resultado de um trabalho minucioso e persistente do jornalismo especializado que há anos vem se dedicando em pesquisar, narrar e atualizar os acontecimentos históricos de Itu.
Pela valorosa contribuição histórica ao 2º GAC-L (Grupo de Artilharia de Campanha Leve Regimento Deodoro) o jornalista Tucano recebeu, em nome da revista Campo & Cidade, a moeda do Quartel de Itu.
Em Sorocaba, a cerimônia foi realizada dia 4 de novembro na sede do IHGGS, durante as celebrações da Semana de Aluísio de Almeida 2020. Na oportunidade, o jornalista e editor responsável da revista, João José “Tucano” da Silva, foi agraciado com um diploma e Insígnia da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/São Paulo das mãos do presidente do Instituto, Adilson Cezar, e do General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, comandante militar do Sudeste.
Tucano fez questão de receber a homenagem ao lado do jornalista e historiador Antonio Rafael Fabbri de Almeida Júnior, autor da reportagem da edição nº 112, de fevereiro de 2018, sobre o centenário do Quartel de Itu, que trouxe informações do ex-Tenente-Coronel, então comandante do 4º RAM.
No evento, houve ainda a posse dos presidentes de honra do IHGGS, entre eles o atual comandante do Quartel de Itu, Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes. Os militares de Itu, e Cabo Eduardo, também foram agraciados com honrarias na solenidade.
Na foto, da esquerda para a direita: Sargento Lineo Henrique da Costa, Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, General Eduardo Antonio Fernandes, Tucano, Antonio Rafael Fabri Júnior
Insignia e diploma, objetos recebidos em Sorocaba pelo jornalista João José Tucano da Silva, por possibilitar o importante resgate histórico do Quartel de Itu
LEIA MAIS NOTÍCIAS: