Arte Zoom - Asas da Imaginação: uma
conexão entre o Autismo e as Artes Plásticas
A primeira missa campal em comemoração ao Dia de Santa Rita foi celebrada na manhã do dia 22 de maio e contou com a presença de centenas de fiéis.
DA REDAÇÃO
Fotos: MANOEL SAVADOR DE OLIVEIRA - Maneco
As celebrações da Festa de Santa Rita começaram nesta terça-feira, dia 22 de maio, com a celebração de uma missa campal realizada defronte a igreja que leva o nome da religiosa. Apesar do clima frio, centenas de pessoas estiveram presentes. Ao término da missa, houve a distribuição de rosas para os devotos. Ainda nesta terça-feira, data litúrgica estabelecida pela Igreja Católica para reverenciar o Dia de Santa Rita, que é chamada como "a Santa das Causas Impossíveis" será realizada mais uma missa, às 19h30, com transmissão ao vivo pela rádio Nova Itu FM e também pelo site da emissora. A missa também marcou o início da tradicional Festa de Santa Rita, que vai até domingo, dia 27, com a realização da Procissão. Já a quermesse começa no sábado, dia 26 a partir das 10 horas da manhã e estará funcionando também durante todo o domingo.
Ao final da celebração em louvor ao Dia de Santa Rita, houve a tradicional entrega das rosas aos fiéis que compareceram à missa
Programação da Festa de Santa Rita
No dia 23, quarta-feira às 19h30, haverá uma missa em Ação de Graças por todos os colaboradores da festa, com a presença dos integrantes da Associação Ituana do Grupo Remido de Festeiros de Santa Rita de Cássia, entidade responsável pela organização dos festejos. Nos dias 25, 25 e 26, haverá o Tríduo seguido de missa. No domingo, dia 27 estão programadas duas missas (às 7 horas e 9h30) e as 17 horas a grandiosa procissão, um dos maiores mais tradicionais eventos religiosos da cidade.
Quermesse e Leilão
A quermesse começa no sábado, dia 26, a partir das 10 horas da manhã, com diversas barracas no pátio do Mercado Municipal. No domingo, dia 27 após a missa das 9h30, está marcado o leilão de boizinhos e em seguida a quermesse, que marcará o encerramento das festividades.
Os festeiros pedem aos devotos de Santa Rita e aos colaboradores que todos os anos fazem suas contribuições, que enviem prendas. As doações podem ser entregues na Igreja, na Casa de Santa Rita ou aos Festeiros.
Uma Cidade em Devoção
A devoção dos ituanos à Santa Rita de Cassia remonta aos tempos da fundação de Itu, já que aqui, em 1728 foi construída a Igreja que existe até hoje -local onde acontece a festa- quase 200 anos antes dela se tornar santa. Ele foi canonizada pelo Papa Leão XIII, em 24 de maio de 1900.
Segundo estimativas dos católicos mais tradicionais da cidade, em quase todas as famílias de Itu, há pelo menos um devoto de Santa Rita, uma tradição que vem se passando há séculos de geração em geração. Não é por acaso que há 65 anos a festa vem acontecendo e crescendo a cada ano, anualmente com um público cada vez maior.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Siga nosso trabalho
nas redes sociais
Copyright © 2018 - RL Comunic - Direitos Reservados
e-mail: ituanositu@gmail.com
Criação do Projeto, Desenvolvimento e Produção:
PS Marketing Agência Digital