Reservatório será aprofundado 2,5 metros e terá o triplo da capacidade
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa da CIS
FOTOS: Divulgação CIS
Publicada em 18 de fevereiro de 2022 - 10h16
A Companhia Ituana de Saneamento - CIS - anunciou que as obras de reconstrução da Represa do Braiaiá foram iniciadas. No dia 9 de janeiro deste ano, após ter atingido índice de 80% da sua capacidade, o reservatório considerado estratégico para o abastecimento de água em Itu, sofreu um severo rompimento e perdeu quase todo o volume que tinha no reservatório. Três dias depois do acidente, a represa voltou a operar com 40% da sua capacidade e um mês após o desastre começou a ser reconstruída. As obras tiveram início no dia 8 de fevereiro. Quando a obra terminar, a nova represa terá a capacidade de reservação de água bruta triplicada, já que, segundo a CIS, a altura da barragem de concreto será aumentada em 1,5 metro e o reservatório será aprofundado em 2,5 metros.
"Por meio de análise técnica, pudemos aproveitar de uma fatalidade para ampliar a capacidade desta represa por meio de desassoreamento e da construção de nova barragem. Os projetos já estão em andamento. Diante de uma crise, é preciso enxergar novas oportunidades de trabalho. A CIS promove ações com benefícios de longo prazo para a população", explica Reginaldo Santos, superintendente da companhia.
No mesmo dia do rompimento, a autarquia promoveu ações de estaqueamento para desvio e represamento da água. Desta forma, está sendo possível operar a captação com até 40 litros de água por segundo. No dia 8 de fevereiro, começou o trabalho de construção de uma nova barragem - com 1,5 m mais alto que o antigo barramento. E em seguida vai acontecer o desassoreamento da represa - que terá mais 2,5 metros de profundidade, o que poderá gerar uma captação de até 330 litros de água por segundo.
Manancial antigo
A Represa do Braiaiá é uma das mais antigas captações de água em Itu. Em 2022 vai completar 101 anos. No local, antes do rompimento e em época de cheia, já foi possível extrair até 110 litros de água por segundo até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Além disso, existe um sistema de poços ao lado do manancial que presta suporte para abastecimento dos bairros Santa Laura, Residencial Primavera e Villagios d´ Itália.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: