Cláudio "Cambé" Sampaio, construiu sua carreira com dedicação e extrema competência
REPORTAGEM: Regina Lonardi
IMAGENS: Regina Longo e Reprodução de Rede Social
Publicada em 5/12/2021 12h30
O músico ituano, o trompetista Cláudio Sampaio, o “Cambé”, de 58 anos, é o mais novo integrante da banda RC9 do "Rei" Roberto Carlos, 80 anos. Cambé confirmou a informação ao Portal Ituanos. Ele vai estrear tocando com Roberto Carlos, sob a regência do maestro Eduardo Lages, já no especial de final de ano, que será transmitido no dia 22 de dezembro pela Rede Globo.
Nas redes sociais, familiares de Cambé comemoraram a contratação do músico. Sua irmã, Maria Luisa Sampaio, festejou a notícia e não deixou de lembrar o início da carreira, em Itu.
Carreira brilhante
Cambé, que além de trompete ainda toca o instrumento de sopro Flugelhorn, reside atualmente na cidade de Tatuí. Ele iniciou seus estudos em 1979 com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito”, na Corporação Musical União dos Artistas. Seguiu os passos de outro músico ituano que toca com Roberto Carlos, o trompetista Nahor Gomes, que também iniciou seus estudos musicais com "Chiquito", dois anos antes, em 1977, na Banda de Itu.
Posteriormente, Cambé continuou estudos com o professor Edgar Baptista dos Santos, “Capitão”, no Conservatório de Tatuí. Atualmente é professor de trompete na área de MPB&Jazz e o primeiro trompete da Big Band do Conservatório de Tatuí. Em 2007, participou de uma turnê pela Escandinávia, tocando em dois festivais de Jazz, no “Copenhagen Jazz Festival” e no “Aarhus International Jazz Festival”, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, liderada pelo músico brasileiro Magno Bissoli.
A estreia
A Rede Globo confirmou na noite de sexta-feira, dia 3, que o especial de fim de ano com Roberto Carlos está confirmado e será inédito. O show será transmitido no dia 22 de dezembro. O especial do "Rei" é uma das atrações mais tradicionais do fim de ano dos brasileiros. Por conta da pandemia, o show do cantor em Jerusalém, em 2011, foi transmitido no lugar de uma apresentação que seria inédita no ano passado.
O Portal Ituanos apurou que especial será gravado na próxima semana em dois locais diferentes, nos Estúdios Globo, com direção artística de LP Simonetti e não terá a presença de público. Jota Quest, Erasmo Carlos, Wanderléia, Fafá de Belém, Liah Soares, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e o casal Sandy e Lucas Lima estão entre os convidados confirmados para o show deste ano.
Os ituanos na vida do "Rei"
Ivone Kassu com Roberto Carlos, parceria de 40 anos
Cambé Sampaio não é o primeiro ituano a trabalhar com Roberto Carlos. Em 72, Ivone Kassu passou a integrar a equipe do cantor e permaneceu com ele durante 40 anos, até seu falecimento, ocorrido em 3 de julho de 2012. Mais que uma assessora de imprensa, Ivone era uma das pessoas mais próximas do "Rei", que era chamada por ele de "minha irmã".
O músico Nahor Gomes Oliveira, trompetista, foi o segundo ituano a ingressar na equipe de Roberto Carlos, onde integra a Banda RC9 até hoje. Este ano, por ter compromisso com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Nahor não poderá estar no Especial de Fim de Ano da Rede Globo.
Mas Itu vai estar lá, representada por outro dos melhores artistas da nossa gente.
Desejamos sorte na estreia e muito sucesso ao Claudio Cambé. E também ao Nahor. E fazemos votos que eles brilhem ainda mais, fazendo aquilo que amam e o fazem com maestria.
Nós continuamos aqui, apoiando, torcendo e aplaudindo orgulhosos e felizes por termos pelo mundo afora conterrâneos tão especiais, brilhando e fazendo sucesso que merecem.
O trompetista Nahor Gomes
LEIA MAIS NOTÍCIAS: