Curso de Extensão em Marketing da Fatec de Itu
bate recorde de inscrições e tem 250 alunos
DA REDAÇÃO
Fotos: Divulgação FATEC - ITU
Com uma aula inaugural realizada no Itu Plaza Hotel, teve início na última quinta-feira o Curso de Extensão em Marketing da Fatec. Para o curso se inscreveram 250 alunos, maior número de inscritos já registrado em todos os cursos do Centro Paula Souza e por causa do grande número de inscrições foram formadas 3 turmas com mais de 70 alunos em cada grupo.
Voltado para micro e pequenos empresários, e também para funcionários das áreas de marketing de empresas da cidade e da região, o curso foi planejado e a formatado durante um ano. É coordenado pela professora Diane Fialho, que desenvolveu todo o programa conceitual a ser discutido e testado, baseado no livro Marketing 4.0, que faz uma reflexão das estratégias de marketing ao longo de várias décadas, mostrando a era do tradicional ao marketing digital. Segundo Diane, 30% do curso será teórico e os outros 70% restantes serão desenvolvidos através de práticas. E mesmo sendo baseado em um livro de autores estrangeiros, a professora Diane Fialho afirma que "é um livro abrangente sobre o tema, cujo conteúdo e as técnicas podem ser entendidas e adaptadas na nossa região".
Os 250 alunos que participam do curso tiveram as duas primeiras aulas no mesmo dia e local e só nas próximas aulas serão divididos em grupos. Todos se mostraram muito satisfeitos e entusiasmados com as primeiras aulas.
Para a professora Diane, a reação dos alunos é animadora e vai de encontro à filosofia da Fatec, com a realização desse trabalho.
"A função da Fatec como faculdade pública é poder dar uma contrapartida à sociedade e o Curso de Extensão em Marketing é um meio de atingir esse objetivo".
O curso encerra em 28 de junho e todos os participantes receberão certificados.
O livro Marketing 4.0
Escrito por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, considerados entre os melhores profissionais do mundo na área, relata que chegou a era do marketing digital. Há 10 anos, os mesmos autores escreveram marketing 3.0 e fazem uma comparação do que mudou durante uma década.
Para que este conceito fique bem claro, é importante citar as duas fases anteriores de marketing, o Marketing 1.0 e 2.0.
O primeiro, Marketing 1.0 foi com nasceu a revolução industrial com a produção em massa e padronização, no qual o objetivo era o produto. Era suficiente dizer que um produto existia para vendê-lo. A concorrência era praticamente inexistente e o mercado consumidor estava nascendo. Antes tudo era feito de forma artesanal, agora podia-se comprar utensílios e artefatos industrializados e baratos.
Já o segundo, Marketing 2.0, foi a mudança com a era da informação, com a evolução da televisão, por exemplo, no qual os consumidores já podiam comparar e definir suas preferências, então obter a preferência do consumidor era o objetivo. Nascia a concorrência e ciência do consumo. Os profissionais de marketing precisavam competir entre si e diferenciar seus produtos. Surgiram os famosos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção).
Enfim, na virada para o século XXI, chegamos ao Marketing 3.0, baseado em valores, no qual os consumidores são mais do que pessoas que passam o cartão, mas sim pessoas com espíritos, valores, propósitos e objetivos de vida, e as marcas simbolizam estes valores como símbolos de status e significado. Essas pessoas apresentam anseios e necessidade, elas querem se realizar como ser humano a cada compra.
Agora caminhamos para o marketing 4.0, uma era na qual temos uma integração maior entre os canais de marketing e a explosão do consumo de conteúdo digital no mundo, o chamado Marketing de Conteúdo, do Google, das Redes Sociais e dos canais de Comunicação.
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