Delegação de Itu campeã dos Jogos Abertos do Interior, título inédito na história da cidade.
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa do Ituano Basquete
FOTOS: Juca Ferreira
30/11/2018 às 03h23
A conquista da Medalha de Ouro nos Jogos Abertos do Interior pelo Ituano basquete foi um título inédito na história esportiva de Itu. Mas não pode ser comemorada de maneira exaustiva e nem prolongada. Logo após a volta à cidade ocorrida no domingo, a equipe retomou as disputas do Campeonato Estadual na segunda-feira, dia 26, e venceu a forte equipe do Santo André/Apaba no primeiro jogo do playoff, que é a fase semifinal da competição. O jogo aconteceu no Ginário Joaquim Dias, quando as meninas comandadas pelo técnico Antonio Carlos Barbosa derrotaram as líderes do campeonato pelo placar de 73 a 51. Nesta sexta-feira, 30, as duas equipes voltam a se enfrentar em jogo de volta e em caso de vitória do Ituano, não haverá uma terceira partida e a equipe já estará classificada para a final.
No jogo de segunda-feira o Ituano começou perdendo. A equipe visitante abriu o placar com uma cesta de três pontos, mas a segurança e o equilíbrio emocional da equipe da casa garantiu a vitória nos quatro quartos: primeiro por 20 a 9 e o segundo 34 a 21. Na volta do intervalo, as atletas da casa marcaram mais 21 pontos e tomaram 17, fechando o terceiro quarto com a parcial de 55 a 38. No último quarto, o time de Itu marcou 18 pontos e as andreenses 13.
A pivô Gabriela, pela quarta vez no campeonato, foi a cestinha da partida com 22 pontos e conseguiu ainda um duplo-duplo com 15 rebotes (6 ofensivos e 9 defensivos). Em seguida, veio a lateral Palmira com 18 pontos e 7 rebotes e ala Luana, com 12 pontos e 4 rebotes. A armadora Joice ficou a um ponto de um duplo-duplo ao fazer 14 assistências.
A pivô Gabriela Guimarães, cestinha da partida pela quarta vez no Campeonato Estadual
Com o resultado positivo, o técnico Antônio Carlos Barbosa mostrou satisfação com todo elenco e acredita que, após “um tempo para a equipe assimilar, crescer e maturar”, chegaram em um bom momento. “Eu sempre dizia que a hora que o time estabilizasse emocionalmente e jogasse os quatro quartos da maneira como joga dois ou três, a gente teria bons resultados. E a equipe acho que estabilizou, algumas jogadoras cresceram - caso da Palmira que fez uma grande partida, ela vinha jogando no sacrifício do braço e hoje acho que deu uma melhorada, melhorou já os movimentos dela - e com isso o time cresce, você passa a ter cinco jogadoras pontuando e as trocas, o banco, foi muito bem”, afirma o treinador.
Além dos bons resultados individuais, o Galo apresentou um bom desempenho em conjunto, pegando 52 rebotes, 15 ofensivos e 37 defensivos, e foi isso o que levou a equipe à vitória, segundo avalia Barbosa: “marcamos muito bem. Um time que na competição tem uma média de 74 pontos, fazer 51, realmente demonstra que tivemos uma defesa muito boa. E isso aí, com um ataque equilibrado, foi o fator que nós decidimos o jogo”, analisa o técnico do Ituano.
Sobre a partida de hoje, em Santo André, Barbosa demonstra bastante confiança. Em caso de vitória a equipe já estará na final e não haverá a partida decisiva da melhor de 3, como preconiza o regulamento do Campeonato. E o Ituano agora viaja com a vantagem de uma vitória nessa fase de decisão. “Numa melhor de três, você ganhando a primeira, joga a responsabilidade para o adversário, não tenha a menor dúvida; você tem duas para ganhar uma”, afirma Barbosa.
O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS, EPPO, Alvorada Supermercados, Starrett, Itv e Secom.
Curta nossa Página Oficial no Facebook
Ou utilize os botões abaixo para compartilhar este conteúdo na sua Rede Social favorita
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES
Estádio Novelli Jr terá domingo de festa e Futebol do Bem dia 9 de dezembro
Ituano Sub-20 já treina para a Copa Paulista de Juniores que começa em Janeiro