Pronto Atendimento a Síndromes Respiratórias e Gripais, anexo à Santa Casa. Com muita gente no interior da unidade de saúde, as pessoas preferem aguardar a vez na calçada para não aglomerar em local fechado.
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Portal Ituanos - Aeroporto de Viracopos - TV Tem
Publicada em 10 de janeiro de 2022 - 21h20
Desde a semana passada, Itu vem registrando um aumento acentuado nos casos de Síndromes Respiratórias e Gripais. Esse aumento de 40%, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, obrigou a Prefeitura abrir um Pronto Atendimento exclusivo para esses casos e em apenas 3 dias (7, 8 e 9 de janeiro), foram atendidas 1038 pessoas, sendo que desse total 332 positivaram para Covid 19. No Boletim Coronavírus, emitido na tarde desta segunda-feira, dia 10, o número de casos de Covid positivados aumentou para 399, ou seja, houve um crescimento de 67 casos em 24 horas. O número de pessoas procurando atendimento pode ser sentido também no início desta semana nas unidades de atendimento à saúde particulares. Dezenas de pessoas permaneceram boa parte do dia aguardando atendimento no PA da Unimed, situado na rua do Patrocínio e também no PHS, na rua Santa Rita, muitos deles aguardando na calçada. A explosão de casos de Covid acontece em vários pontos da região e do Estado de São Paulo. Em Campinas, no Aeroporto de Viracopos, a Azul Linhas Aéreas, já cancelou 170 voos desde o dia 6 de janeiro, por causa dos inúmeros casos da gripe influenza e de Covid-19 entre os seus funcionários. Em Sorocaba e em Bauru, cidade localizada na região central do Estado, a TV Tem unificou, a partir da noite de segunda-feira, os seus telejornais, devido a dezenas de casos de Covid na equipe do jornalismo da emissora. (veja no quadro abaixo)
Clínicas particulares
No PA Unimed, por volta das 3 e meia da tarde, o Portal Ituanos contabilizou cerca de 40 pacientes aguardando atendimento, sendo que metade esperava na calçada para manter certo distanciamento das demais pessoas que estavam ali com sintomas de gripe e Covid. Dois pacientes jovens sentaram na calçada, por não estarem se sentindo bem. O atendimento para pessoas da faixa acima dos 60 anos foi priorizado e não houve demora para os mais idosos.
No Pronto Atendimento da Unimed, movimento foi intenso na tarde de segunda-feira, dia 10
Viracopos tem 170 vôos cancelados
Desde quinta-feira, dia 6 de janeiro, a Azul Linhas Aéreas, líder nas operações no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, já cancelou 170 vôos. Segundo informou a empresa em nota oficial, "A Azul informa que por razões operacionais alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo". A companhia afirma ainda que, apesar do cancelamentos dos vôos, mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações e reacomodados em outros voos.
Aeroporto de Viracopos, opção preferencial para passageiros de Itu e região, pela proximidade, já cancelou 170 vôos desde quinta-feira, dia 6 de janeiro, da Azul Linhas Aéreas devido a licenças médicas de funcionários, que estão afastados, muitos em isolamento por Covid-19
TV Tem une telejornais
por casos de Covid-19
No início da tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, a apresentadora Danielle Borba, do Tem Notícias 1ª edição, na afiliada da Rede Globo na região de Sorocaba, anunciou que os telejornais Tem Notícias das regiões de Sorocaba serão unificados com os da afiliada de Itapetininga, seguindo protocolos de segurança sanitária. Daniele informou que vários funcionários do jornalismo da emissora estão com Covid-19 ou com suspeita da doença. O fato também foi publicado na conta do Instagram da TV Tem. (veja postagem acima)
Em Bauru-SP, o comunicado da unificação dos telejornais da TV Tem foi feito pelos apresentadores Daniel Schaffer e Alexandre Azank. Segundo eles, os telejornais daquela emissora serão gerados a partir da unidade de São José do Rio Preto, já que vários funcionários do jornalismo em Bauru também estão afastados por conta da Covid-19.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: