Prefeitura anunciou nesta segunda-feira que os testes de Covid serão feitos em laboratório
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTO: Divulgação - Prefeitura de Itu
Publicada em 17 de janeiro de 2022 - 20h30
Boletim da Vigilância Epidemiológica, publicado na tarde desta segunda-feira, 17 de janeiro, apontou, desde o início da pandemia, o registro de 24502 casos da doença em Itu. O número, considerado alto, representa aumento de 906 pacientes positivados em relação à sexta-feira passada, dia 14. Uma média de 302 contaminados por dia, considerando os 3 último dias. O boletim também informa a ocorrência de dois óbitos, sendo de pacientes com 67 e 86 anos. Ainda no Boletim Coronavírus 449, a Secretaria de Saúde relata que o índice de ocupação de leitos na Santa Casa, alocados para o tratamento do Coronavírus, é de 60% na enfermaria, o que representa um aumento de 20% em relação à sexta-feira passada e 40% de leitos de UTI ocupados, índice que ficou estável em relação ao último boletim, emitido na sexta-feira, dia 14.
Para se ter uma ideia do índice de contaminação nos últimos 20 dias, a partir das festas de final de ano, basta comparar o comportamento dos casos registrados no período de 28 de outubro até 28 de dezembro de 2021, 61 dias corridos. Nesse período, Itu registrou apenas 164 casos, com média de 2,6 casos por dia. Com baixos índices de internação na maior parte do período (entre 10 e 20% contando enfermaria e UTI). A cidade chegou a comemorar, no dia 3 de dezembro, o fato de ter completado 30 dias sem nenhum registro de óbito.
No entanto, a ocorrência de novos casos voltou e estão crescentes até o momento, com filas nos locais de atendimento, tanto na rede pública como nas unidades de assistência particulares.
Mudança na testagem
Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Itu, informou uma mudança no sistema de testagem para a detecção nos casos suspeitos de Coronavírus e passa a ser realizada em pacientes de 1 a 10 dias de sintomas por meio do exame de RT-PCR, que é realizado em laboratório e considerado mais preciso. O resultado deverá ser retirado em quatro dias após a coleta na unidade em que o exame foi feito ou de forma online, utilizando o login e a senha entregues ao paciente, maneira idêntica que a rede particular vem adotando.
A Secretaria de Saúde também orienta à população que as pessoas com sintomas de síndromes respiratórias e gripais podem procurar o Pronto Atendimento (PA) de Síndromes Respiratórias e Gripais diariamente, das 7h às 22h. O serviço está instalado no prédio da Santa Casa (acesso pela Rua Pedro de Paula Leite, s/n). Esse atendimento também é prestado na Unidade Básica de Saúde – UBS 11, situada na Rua Osasco, s/n, Cidade Nova I, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Nos finais de semana, pessoas com suspeita de síndromes respiratórias e gripais devem se dirigir ao PA da Santa Casa, das 7h às 22h; à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins, ambos com funcionamento durante 24 horas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: