Na última avaliação do Governo do Estado, todas as regiões saíram da Fase Vermelha, a mais crítica
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa
FOTOS: Divulgação
Atualizada em 21/08/2020 15h20
Em entrevista realizada nesta sexta-feira, 21 de agosto, autoridades do Governo do Estado de São Paulo anunciaram a décima primeira fase do Plano de Flexibilização para todas as regiões. Itu, que pertence à região de Sorocaba, continua na fase 3, amarela, que permite a abertura de academias, bares e templos religiosos, locais não contemplados quando a cidade estava nas fases anteriores (vermelha 1 e laranja 2). Itu entrou na fase amarela dia 7 de agosto e não retrocedeu após os primeiros 14 dias de avaliação. A coletiva online que anunciou as novas medidas foi comandada pelo vice governador Rodrigo Garcia (DEM). O governador João Doria (PSDB), que está em isolamento por ter contraído a Covid-19, participou da transmissão da sua residência.
Horário ampliado
Ainda a partir do dia 21 de agosto, todas as atividades permitidas na fase amarela em estabelecimentos comerciais e de serviços foram liberadas para funcionar 8 horas diárias, de acordo com novas determinações do Plano São Paulo, elaborado pelo governo estadual. Ainda segundo as orientações do Estado, por terem permanecido durante 14 dias na fase amarela, restaurantes podem agora servir refeições aos clientes no local em horário de almoço e jantar, com restrições: a ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos lugares, as refeições devem ser servidas em local arejado, de preferência em área externa ao ar livre, é obrigatório manter distanciamento entre as mesas e o fechamento do estabelecimento precisa ocorrer até as 22 horas. Não será permitido que os clientes fiquem em pé, para evitar aglomerações.
A ampliação do horário é válida para todos os setores, como shoppings, comércio, serviços, salões de beleza e barbearias, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais. Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de oito horas diárias.
Todas as atividades somente serão permitidas com total adoção dos protocolos geral e específicos para cada setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, e nos restaurantes só podem tirar a máscara no momento das refeições.
É importante ressaltar que Itu, como o restante do Estado e do país, continua em meio a uma pandemia e as medidas preventivas devem ser respeitadas, assim como o isolamento social é ainda a melhor opção para aqueles que podem ficar em casa.
A segunda quinzena da fase amarela termina no dia 4 de setembro, quando então será realizada a divulgação da 12ª etapa do Plano São Paulo. A expectativa é passar para a fase seguinte, a verde, que tem restrições mais brandas.
João Doria, governador do Estado de São Paulo, participou da entrevista coletiva de sua casa. Ele está em isolamento por ter sido infectado pelo novo coronavírus
LEIA MAIS NOTÍCIAS: