O tridimensional na coleção Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor. Será uma exposição de longa duração, com curadoria de Ricardo Resende. Reúne obras que vão desde escultura em estilo barroco de Aleijadinho à contemporaneidade de Nelson Leirner.
DA REDAÇÃO, com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Marcos Amaro e do DECOM da Prefeitura de Itu
Fotos: DANIELA NORONHA (Reprodução Facebook FMA) e ANGÉLICA ESTRADA (Prefeitura de Itu)
Na manhã do último sábado, dia 23 de junho, Itu foi palco de um importante acontecimento cultural: a inauguração da "Sala Almeida Júnior", que passa a integrar, como implemento importante, o espaço da Fábrica de Arte Marcos Amaro. O centro cultural, instalado na antiga Fábrica São Pedro, abriga agora uma parte significativa do acervo da Fundação que leva o nome do seu idealizador: o artista plástico Marcos Amaro, empresário, colecionador de obras de arte, empreendedor cultural e incentivador das artes. Na oportunidade estiveram presentes dezenas de artistas de destaque no cenário nacional e internacional, galeristas, jornalistas e autoridades, que puderam conhecer e admirar aproximadamente 50 trabalhos entre pinturas, esculturas, relevos e instalações da mostra “O tridimensional na coleção Marcos Amaro frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor”, que reúne nomes como Cildo Meireles, Adriana Varejão, Iole de Freitas, Mestre Didi, Nelson Leirner e Nuno Ramos.
Nos jardins da antiga fábrica há esculturas dos artistas Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, José Spaniol, Marcos Amaro, Mário Cravo, Mestre Didi, Sérgio Romagnolo e do argentino León Ferrari. A exposição, que tem todas as obras escolhidas por serem tridimensionais, embora não siga uma temática específica ou cronologia exata, cumpre bem o objetivo de ser um recorte expressivo da história da arte brasileira. Como prova disso, a escultura barroca de Aleijadinho e a instalação do artista contemporâneo Nelson Leiner dão a dimensão exata da amplitude da montagem, que pode ser considerada um grande espetáculo.
E, como o homenageado da inauguração foi o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, morto em 1919, nada poderia ter sido mais grandioso do que a apresentação da tela original "Repouso do modelo", que pertence ao acervo da FMA. Também para reverenciar Almeida Júnior, atores, em meio aos convidados, fizeram intervenções artísticas inspiradas em obras famosas do artista, como "Caipira Picando Fumo"(1893), "O Violeiro"(1899) e "Saudade"(1899).
A exposição "O tridimensional na coleção Marcos Amaro frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor" está aberta gratuitamente à visitação das terças às sextas-feiras, das 10 às 17 horas, na sede da Fundação, localizada na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, centro de Itu.
O artista plástico Marcos Amaro, presidente da FMA, apresenta, ao lado de sua esposa Ksenia,
a tela original "Repouso do modelo", de Almeida Júnior, um dos destaques do acervo da Fundação.
Atores fizeram intervenções artísticas inspiradas em obras de José Ferraz de Almeida Júnior.
Acima, a representação da tela "O Violeiro" (1899) tendo ao fundo, o "Caipira Picando Fumo", uma representação da obra mais marcante do pintor ituano, criada em 1893.
Repercussão do Evento
A inauguração realizada na Fábrica de Arte Marcos Amaro inseriu, definitivamente, o espaço como protagonista no cenário cultural da cidade e como referência de lugar ideal para grandes exposições. O prédio, antes alugado pela Fundação, foi adquirido há poucos meses por Marcos Amaro, e com isso também passa a ser visto e considerado como um importante e duradouro polo de criação e de manifestações artísticas. Como escreveu o presidente da FMA nas redes sociais, "o espaço que abriga o nosso acervo, a antiga Fábrica São Pedro, é hoje um espaço em transformação que acolhe os nossos sonhos e o nosso propósito de mostrar arte com humanidade".
Presentes à exposição, o secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Júnior e o prefeito Guilherme Gazzola (foto) se mostraram impressionados com a transformação do local, que é um prédio simbólico e muito valioso pela sua importância histórica para a cidade.
"A vinda da Fundação Marcos Amaro para Itu, materializada na Fábrica de Arte Marcos Amaro - FAMA - é um presente sem igual para a cidade. É um projeto que, quando concluído, realizará a ponte entre o barroco, pelo qual Itu é conhecido, e a arte contemporânea que encanta pelas suas formas e dimensões. A inauguração da Sala Almeida Jr, um amplo e moderno espaço expositivo, é a síntese do que podemos esperar para o futuro. Espero que a ocupação dos demais espaços da antiga fábrica São Pedro se dê na mesma qualidade, o que acabará colocando Itu em destaque no universo das artes", afirmou entusiasmado o secretário Geraldo Gonçalves Júnior.
Também bastante satisfeito, o prefeito Gazzola comentou sobre a visita que fez acompanhado por Marcos Amaro ao novo espaço cultural, que remete à antiga Fábrica São Pedro. Destacou que "a utilização do espaço, que representa parte da história dos ituanos, como o 'respirar da arte' é digno de agradecimento".
LEIA MAIS NOTÍCIAS: