Os veículos antigos ficaram expostos no pátio do 50º BPM-I para observação dos visitantes
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa do 50º BPM-I
FOTOS: Acervo do 50º BPM-I
Publicada em 31 de janeiro de 2022 - 9h05
Mesmo com tempo chuvoso, o público compareceu no Iº Encontro de Carros Antigos e Viaturas da PM, realizado no sábado, pelo Quinquagésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior (50º BPM-I). O Evento contou com mais de setenta veículos antigos e exposição de viaturas antigas da Polícia Militar, como os fuscas que atuaram na corporação nos anos 70, com cores vermelho e preto e também da década de 80, que tinham cores cinza e branco. Foram momentos de saudosismo e de conhecimento, já que as gerações mais novas não viram esses veículos em operação.
Segundo o Centro de Motomecanização da Polícia Militar, instituído em 1948 para gerir a frota de viaturas, as cores vermelho (que é tecnicamente laranja solar) e preto vigoraram de 1970 até 1983, quando se mudou para o cinza e branco. Nessa época, a grafia dos veículos (logotipo, letras e números) era feita em pintura direto na lataria. A adesivagem, sistema atual que substituiu a pintura, surgiu em 89. Outra diferença dos veículos utilizados na PM, é que, nos anos 60-70, não havia giroflex, conjunto de acrílico luminoso nas cores vermelha e azul, cujo tamanho toma toda a largura da capota e que passou a ser utilizado em meados dos anos 80. Antes disso, o equipamento usado pelas viaturas de cores vermelha e preta, era uma "sirene" com uma luz vermelha que piscava nas situações de ocorrência grave.
No caso dos fuscas, que eram chamados de "baratinhas" quando foram adotados pela polícia da década de 50, o carro é considerado um ícone na história da PM, já que ele foi fundamental para a consolidação do Programa Rádio Patrulha, sistema de policiamento preventivo que integrava o conjunto do policial, viatura e comunicação. E se provou muito eficiente.
As cores vermelho e preto passaram a ser usadas a partir da unificação da Força Pública com a Guarda Civil em 1970, em ato que originou a PM. E foram usadas nas viaturas até 1983
Fusca 86, nas cores cinza e branco, com giroflex, que substituiu as antigas "sirenes"
O Opala 88 também fez parte da exposição de viaturas da Polícia Militar
Além das viaturas, a exposição também contou com a participação do firetruck Ladder 63 Tower, caminhão que pertenceu ao Corpo de Bombeiros Americano e que atuou nas operações de resgate no atentado de 11 de setembro de 2001, nas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. O caminhão, atualmente, faz parte do acervo de um colecionador de veículos. A banda de rock Kamikaze fez um show ao vivo para os presentes, que colaboraram com doação de alimentos não perecíveis, totalizando mais de 200Kg, que serão entregues aos moradores em situação de vulnerabilidade, através de ONG.
Todos os protocolos sanitários foram cumpridos durante o evento. Confira fotos abaixo.
Firetruck Ladder 63 Tower, que pertenceu ao Corpo de Bombeiros de Nova Iorque
Banda Kamikaze deu um show de rock ao vivo
Foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos que serão doados a pessoas carentes
O supertruck americano também chamou atenção durante o encontro
As Kombis e caminhonetes importadas deram um colorido especial ao evento
O Iº Encontro de Carros Antigos e Viaturas da Polícia Militar teve a presença de mais de 70 veículos
LEIA MAIS NOTÍCIAS: