O navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos agora há pouco e a empresária Danielly Patrocínio, que está entre os passageiros do cruzeiro
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi
FOTOS: MSC e Danielly Patrocínio
Publicada em 30 de dezembro de 2021 - 16h10
A empresária ituana Danielly Patrocínio está a bordo do navio MSC Splendida, que alterou o roteiro inicial e atracou nesta quinta-feira, dia 30, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos 78 casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos no último domingo, dia 26 para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos. A passagem do ano seria no Rio de Janeiro.
Segundo Danielly, em entrevista exclusiva ao Portal Ituanos, a situação está tranquila dentro no navio e a todo o momento os passageiros são informados de tudo o que está acontecendo. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos na embarcação. Para viajar foi necessário apresentar os comprovantes de vacinação completo, teste negativo para Covid, além da obrigatoriedade da utilização de máscaras nos espaços comuns. Também há pontos de álcool em gel espalhados pela embarcação e aferição da temperatura corporal dos passageiros.
"Hoje está acontecendo a testagem dos passageiros e quem testou positivo teve que desembarcar. Quem vai dizer se a viagem vai seguir é a Anvisa e até agora não temos nenhuma informação. O itinerário foi alterado. Hoje estaríamos em Ilhabela, mas voltamos para Santos", relatou.
Desde terça-feira, dia 27, todos os passageiros estão sendo informados, pelo diretor de cruzeiro, dos casos confirmados de Covid. Segundo a empresária ituana, os positivados estão isolados nas cabines, e os restaurantes, áreas em comum e a piscina do navio estão liberados para os demais passageiros. Com relação ao reembolso financeiro, caso haja cancelamento da viagem, Danielly explicou que fez um seguro viagem de Covid. Esse seguro foi obrigatório e assegura o direito de reembolso, crédito para a próxima viagem. "Devido à alteração de itinerário, ontem a MSC deu 200 dólares por cabine como bonificação". O valor, convertido e arredondado, é equivalente a 1100 reais na cotação do dólar turismo.
Ao todo, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com positivados. Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, foram desembarcadas conforme as regras dispostas na Resolução RDC nº 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos. Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.
A questão de higiene e limpeza do navio foi elogiada pela empresária. "A limpeza é impecável. Vejo como problema a teimosia de alguns passageiros que acabam se recusando em usar máscara", relata. "Neste momento estou na cabine porque está chovendo muito aqui em Santos. Mesmo que o navio siga viagem, optamos por desembarcar. Preferimos voltar pra casa", destaca Danielly.
A empresária concedeu essa entrevista ao Portal Ituanos às 15 horas desta quinta-feira, dia 30.
Segundo a Anvisa, até o momento não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo. O MSC Splendida é um navio com capacidade total para 4.363 pessoas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: