Recursos serão destinados à unificação da fabricação mundial de serras da empresa, na planta de Itu
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Divulgação Starrett
Publicada em 04/06/2021 - 08h33
O ano de 2021 se apresenta como um marco para a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo. Ao completar 65 anos da chegada da empresa no Brasil, a Starrett anuncia investimentos de cerca de R$ 45 milhões para a ampliação da fábrica de Itu (SP) e comemora um dos melhores anos da empresa no País, com recorde em vendas.
Com o investimento, a empresa unificará a linha de produção e fabricação mundial de serras copo, serras de fita bimetálicas e serras de fita de carbono (DFB) no Brasil, e já ampliou seu quadro de funcionários em 31%, gerando mais de 160 novos empregos diretos e indiretos, no último ano.
Segundo o presidente da Starrett no Brasil, Christian Arntsen, a operação faz parte de uma estratégia mundial da empresa para tornar a marca ainda mais competitiva globalmente, optando por investir no Brasil e tornando a fábrica no País a responsável por fornecer diretamente toda a linha de serras para os Centros de Distribuição espalhados pelo mundo.
"A intenção da empresa é continuar investindo em P&D no Brasil para prosseguir no desenvolvimento de tecnologia de última geração. Isso é reflexo do excelente trabalho da equipe da Starrett no Brasil, que deu segurança ao Conselho de Administração da companhia para fazer tamanho investimento e concentrar toda a produção de serras na unidade de Itu, o que está gerando um aumento de mais 30% da nossa mão de obra”, comenta Arntsen.
Em 2020, a empresa registrou o seu melhor ano no Brasil, mesmo no cenário de pandemia, fechando o período com 22% de aumento nas vendas, se comparado a 2019. A previsão é de que 2021 será ainda melhor diante do desempenho no primeiro trimestre, que teve um aumento das vendas 60% maior se comparado com o mesmo período no ano passado.
“O resultado desse último ano foi melhor do que o esperado, com números muito bons, um recorde na história da Starrett no Brasil. Estamos muito otimistas que com essa ampliação poderemos crescer ainda mais e continuar desenvolvendo a nossa marca. Esse resultado só foi possível devido à dedicação e ao empenho da nossa equipe”, afirma Arntsen.
65 anos de história no Brasil
Fundada em 1878 por Laroy S. Starrett, nos Estados Unidos, criador do esquadro combinado, uma das invenções mais práticas e versáteis em ferramentas de medição, a Starrett iniciou sua operação no Brasil em 1956, com a construção da primeira fábrica em São Paulo. “Em 1973, a empresa desenvolveu um plano de expansão e as instalações da capital paulista não comportavam mais o crescimento esperado. Em 1974, teve início a construção da planta no interior de São Paulo e, no dia 20 de novembro de 1975, uma nova etapa da empresa foi concluída com a transferência da área industrial e administrativa para a cidade de Itu (SP), onde estamos até hoje”, conta o presidente da Starrett no Brasil.
Com a vinda para o interior paulista, a empresa cresceu em todos os setores, expandindo suas vendas para o mercado externo, com início na América Latina, depois África, Austrália e Espanha.
Para Christian, a Starrett é uma empresa de oportunidades. “Nós estamos completando 65 anos no Brasil, em uma Companhia com mais de 140 anos no mundo. Embora ainda fabriquemos o mesmo produto, o esquadro combinado, também buscamos nos reinventar para um futuro de inovação e tecnologia, com mais de cinco mil produtos em nossa linha. Nesse período iniciamos a fabricação das trenas, a linha de produção do aço Bi-metal Unique™, matéria-prima utilizada na fabricação de serras, com tecnologia avançada para o corte de metais e outros materiais, além do lançamento da nossa linha de discos abrasivos. Em breve, poderemos anunciar a chegada de novos produtos, que serão fabricados pela unidade do Brasil. Então, acima de tudo, nós estamos gerando oportunidades, de novos negócios, de novos empregos e de crescimento para quem já está na empresa”, finaliza Christian Arntsen.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: