O Cura Brazil é um projeto inteiramente feito por voluntários. São médicos especialistas, enfermeiros, não médicos e auxiliares que fazem todos os serviços movidos pelo coração, com o único objetivo de ajudar pessoas.
DA REDAÇÃO
Fotos: CAROLYN MILLER & ROXXE (Reprodução do site www.curabrazil.org)
Pelo décimo ano, no período de 16 a 20 de julho, a Escola Olga Benário, localizada na Vila Progresso, vai se transformar em uma grande clínica médica de atenção básica à saúde. Naquele local, durante os 5 dias, médicos estrangeiros e brasileiros vão atender de graça centenas de pessoas, através de uma grande ação voluntária movida pela vontade de ajudar o próximo. Desde que o projeto começou no Brasil, em Itu já foram atendidos 7.207 pacientes, sendo cerca de 700 pessoas só no ano passado. Este ano, há uma expectativa de atender mais pessoas. No local, a equipe chefiada pelo médico americano Gregory Dunham, diretor do projeto, monta laboratório, equipamentos de eletrocardiograma, ultrassom e demais equipamentos necessários para um bom diagnóstico. No ano passado, o atendimento foi nas áreas de Clínica Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Cardiologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Quiropraxia, Podologia e atendimento dentário. E os pacientes que necessitaram acompanhamento médico posterior foram encaminhados para o serviço de saúde municipal, onde continuaram seus tratamentos. A coordenação do projeto em Itu é do pastor Antenor Gonçalves, da Igreja de Cristo e sua esposa Phyllis que, como fruto do projeto, já conseguem manter durante todo o ano na cidade um local para atendimento odontológico e de um otorrinolaringologista.
Além dos médicos e enfermeiros, o projeto ainda conta com a ajuda de mais de 100 voluntários que trabalham nas áreas de atendimento, triagem, limpeza do local, cozinha, atuam como tradutores intérpretes e fazem recreação, já que várias mães levam crianças que são acolhidas pelos voluntários que brincam e se divertem com elas. O resultado dessa ação humanitária é surpreendente.
No Cura Brasil, voluntários atuam como tradutores intérpretes para estabelecer uma boa comunicação entre médicos estrangeiros e pacientes ituanos.
CURA, o significado
Com o lema Cuidado - Respeito - Amor, o projeto não é uma simples ação de apenas uma semana. Durante o ano todo as pessoas trabalham arduamente para que os serviços sejam prestados da melhor maneira possível, combinando talentos médicos de profissionais dos países participantes e do Brasil. O objetivo neste processo, é inspirar e capacitar os brasileiros a continuar esse trabalho durante todo o ano.
Embora os organizadores deixem claro que o trabalho não tem nenhuma pretensão tomar o lugar de uma clínica pública de atenção primária, o serviço oferecido é especializado e que as clínicas governamentais de atenção primária não podem fornecer regularmente. Devido aos equipamentos e laboratório no local, os profissionais do Projeto Cura são capazes de diagnosticar de forma rápida e eficaz, quando, em situação normal esses exames demorariam meses para serem feitos. Por tudo isso, a aprovação dos pacientes tem sido total em todos os anos anteriores.
Conheça mais o projeto acessando o site do Cura Brasil.
Foto no Cura Brasil 2017: Dr. Gregory Dunham (de jaleco branco), diretor médico do Projeto Cura Brazil, e Pastor Antenor Gonçalves (de camisa amarela), da Igreja de Cristo, ladeados por voluntários ituanos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: