Fotos tiradas no mesmo ângulo, em horários diferentes, na esquina das ruas Dr. Carlos com Trindade Carvalho Bueno, no Jardim Rancho Grande.
Imagem à esquerda, captada às 3h41 da madrugada, logo após o início do incêndio.
Imagem da direita, captada às 12h05, mostra fumaça densa saindo do local atingido pelas chamas. Às 17 horas, ainda havia fumaça.
DA REDAÇÃO
Fotos: RODOLFO AUGUSTO e PORTAL ITUANOS
Um grande incêndio atingiu, na madrugada deste domingo, dia 26, a Indústria Coplac, localizada na rua Dr. Carlos, no Jardim Rancho Grande, em Itu. O fogo começou por volta das 3h10, em um barracão situado nos fundos da fábrica e rapidamente tomou volume, assustando os moradores da rua Trindade Carvalho Bueno, vizinhos da empresa que, por medida de segurança, tiveram que deixar suas casas por mais de 4 horas. Não houve nenhuma vítima. Na hora do incêndio estavam na fábrica os vigias e dois brigadistas de combate à incendios de plantão. Em abril deste ano, essa mesma empresa foi atingida por um outro incêndio de menor proporção. Já o desta madrugada, precisou de aproximadamente 30 homens do Corpo de Bombeiros de Itu, Sorocaba e Salto para ser controlado. Os focos de chamas foram debelados somente por volta das 7 horas da manhã de domingo. Mas até o entardecer, de vários pontos da cidade era possível ver fumaça saindo do barracão incendiado. Como o incêndio ocorreu num barracão localizado nos fundos da indústria, a produção foi retomada normalmente com a entrada dos funcionários do turno das 14 horas, como acontece todos os domingos rotineiramente. Segundo informações obtidas junto à funcionários no local, "a semana vai começar normalmente, com todos os turnos entrando em serviço nos horários habituais".
Segundo Incêndio
A Coplac, também conhecida popularmente como "antiga Indaru", é uma empresa bastante conhecida em Itu por produzir peças para montadoras da indústria automotiva, sendo que o carro-chefe dos produtos que fornece são mantas de isolamento acústico, para serem aplicadas nos painéis, tampas de motores, assoalhos e porta-malas dos veículos. Atualmente emprega 300 funcionários em 3 turnos, sendo o primeiro das 6 às 14 horas, o segundo das 14 às 22 horas e o turno da madrugada, das 22 às 6 horas. Em abril deste ano sofreu um incêndio de menores proporções e a produção, na época, não foi interrompida.
Hoje pela manhã, enquanto bombeiros trabalhavam no local, auxiliados por alguns funcionários da empresa, o prefeito Guilherme Gazzola visitou o local. Foi prestar solidariedade aos empresários e trabalhadores. Em setembro de 2013, Gazzola acompanhou de perto um drama semelhante ao de hoje, quando um grande incêndio destruiu a IBBL, empresa pertencente à família de sua esposa Patrícia, que na época atuava na fábrica, como diretora. Em seu perfil nas redes sociais, o prefeito de Itu publicou fotos do incêndio, de dentro da fábrica após o combate às chamas e festejou o fato de nenhuma pessoa ter se ferido: "Desde as primeiras horas da madrugada o incêndio da COPLAC foi combatido pelos valorosos homens do Corpo de Bombeiros e teve o eficiente apoio da nossa Defesa Civil. Estive no local e a situação está sob controle e sem nenhuma vítima", escreveu Gazzola.
Durante toda a madrugada, quando começou o incêndio até as 17 horas deste domingo, o Portal Ituanos esteve acompanhando os acontecimentos no local. Abaixo, veja um vídeo feito minutos após o início das chamas. Nele pode-se ouvir o toque da sirene de incêndio e a chegada das primeiras unidades do Corpo de Bombeiros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Siga nosso trabalho
nas redes sociais
Copyright © 2018 - RL Comunic - Direitos Reservados
e-mail: ituanositu@gmail.com
Criação do Projeto, Desenvolvimento e Produção:
PS Marketing Agência Digital