As organizadoras do evento que, já na primeira edição, ficou conhecido como o mais Cool da cidade
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa do Secom
FOTOS: Portal Ituanos
Publicada em 6 de Dezembro de 2021 - 18h50
A partir desta segunda-feira, dia 6 de dezembro, o comércio em Itu passa a funcionar até às 22 horas e aos sábados até às 18 horas, em virtude das vendas de Natal. Segundo o ranking de vendas no varejo, cuja a medição é feita pelo IBGE, dezembro é o mês de maior faturamento do comércio. Este ano, empresários e empregados do comércio creem que será bom, já que no ano passado, com poucas pessoas vacinadas e alto número de infecções e óbitos por Covid-19, o movimento registrou uma forte queda nas vendas, em relação ao período de fim de ano dos anos anteriores.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que a expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem amigos e familiares neste ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia. A estimativa é que 123,7 milhões de pessoas façam compras de presentes de Natal.
Em Itu, outro fato que poderá gerar um impacto positivo no atendimento, é que os comerciários estão motivados com um aumento salarial conquistado recentemente, em índices acima dos 10%, sem perda de nenhum benefício. Para Luciano Ribeiro, presidente do Secom e vice-prefeito da cidade, "é motivador para o trabalhador e a sua família um reajuste de 10,42%, além do recebimento as diferenças salariais referentes ao mês 09 e 10, no mínimo. Alguns trabalhadores que se desligaram do comércio também receberam as diferenças salariais. E é importante neste momento o aumento da renda para os trabalhadores e o valor também ajuda na economia, pois temos o consumo nos supermercados e também nas lojas, revertendo nas comissões de venda que neste período são mais elevadas. Portanto, o ciclo econômico é positivamente impactado com este aumento e todos ganham", afirma Luciano do Secom.
Horário de funcionamento
Um ponto que deve agradar bastante o consumidor é que este ano está estabelecido o horário de funcionamento aos sábados, até as 18 horas, para dar tranquilidade e tempo para fazer as compras de Natal. Há, porém, uma dúvida quanto a intenção de alguns lojistas que pretendem trabalhar no dia 24, véspera de Natal, um fato que não está previsto no acordo.
Luciano do Secom explica que "de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho vigente o horário de trabalho é permitido das 8h às 22h no período de 1.º até 23 de dezembro, e aos sábados das 8 as 18h, sempre observando a Convenção Coletiva de Trabalho e/acordos coletivos existentes, a jornada de trabalho e contrato do trabalhador com a empresa. Caso a empresa tenha necessidade de um horário diferente é necessário verificar com o trabalhador individualmente se concorda em alterar o contrato de trabalho no sentido de iniciar e encerrar a jornada de trabalho em horários diferentes e desde que não resulte em prejuízos ao mesmo. E quanto as horas extras é possível até o limite de 2 horas com adicional de 60% previsto na CCT", finaliza o presidente do Secom.
Cidade iluminada
Outro fator que deverá movimentar bastante as ruas do comércio será a campanha "Itu, uma história encantada", promovida pela Prefeitura, que prevê a iluminação de todas as praças do centro histórico, além de uma programação cultural e de feiras de artesanato a partir do dia 9 de dezembro. Um concurso de vitrines foi implementado para atrair e direcionar as pessoas para as ruas do comércio.
Essas ações, criadas para alavancar a retomada econômica do comércio após passada a fase crítica de contaminação, poderão representar um diferencial importante para empresários, trabalhadores e consumidores.
Cique aqui e conheça a programação cultural de Natal que começa dia 9 de dezembro
LEIA MAIS NOTÍCIAS: