Vento forte arrancou uma grande árvore com raiz na Praça Almeida Júnior. Foto: João José "Tucano" da Silva
DA REDAÇÃO - com informações do CEMADEN e Defesa Civil
FOTOS: Tucano, reproduções redes sociais e aquivo Portal Ituanos
Publicada em 14 de janeiro de 2022 - 21h20
Uma forte chuva que caiu sobre Itu nesta sexta-feira, 14 de janeiro, por volta das 16h40, causou vários estragos em alguns pontos da cidade. Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), que monitora em tempo real cinco pluviometros que medem os índices de chuva em tempo real nos limites do município, em apenas 20 minutos choveu 18,4 mm aferidos pela estação localizada no centro da cidade. Os ventos, durante a chuva, também foram fortes: 70 km/h.
Em consequência da chuva volumosa, foram registrados alguns pontos de alagamento, principalmente em cruzamentos causados por "gargalo" em bocas de lobo, enxurradas fortes e a Defesa Civil informou a queda de 16 árvores. Uma delas, localizada na Praça Almeida Júnior, na Vila Nova, foi arrancada pelo vento com a raiz. Como a árvore era muito grande, o cruzamento com a rua Vinte e Quatro de Fevereiro ficou interrompido por quase uma hora. O mesmo aconteceu no Jardim das Rosas, quando uma árvore foi arrancada pelo vento ficou apoiada na fiação elétrica existente do lado oposto e impediu a passagem de carros e pedestres. Logo após a chuva, equipes da prefeitura e Defesa Civil já trabalhavam na retirada das árvores.
Gráfico do CEMADEM mostra os volumes individuas de chuva em 20 minutos e o acumulado depois que a chuva parou. O horário do gráfico está no sistema UTC - (Coordenadas Universais de Tempo), que conta o fuso horário zero, a partir do GMT - (Tempo Médio de Greenwich). Para o Brasil, o UTC é de menos 3 horas.
Uma pessoa ferida
Na avenida Caetano Ruggieri, nos altos da cidade, o vento forte arrancou uma placa de vidro da fachada do recém-inaugurado Roldão Atacadista. A placa atingiu uma funcionária do estabelecimento que não teve o nome divulgado. Ela recebeu os primeiros socorros no local, dos colegas de trabalho, e em seguida foi levada de ambulância para o Pronto Socorro.
O Roldão atacadista informou que a funcionária sofreu cortes no braço e passa bem.
Vento forte arrancou um vidro da fachada do Roldão Atacadista e feriu uma funcionária, que foi socorrida por colegas de trabalho e levada ao pronto socorro de ambulância. A vítima passa bem.
Praça Almeida Júnior
Não é a primeira vez que o vento, durante uma chuva forte, arranca uma árvore na Praça Almeida Júnior, na Vila Nova. No dia 30 de janeiro de 2020, uma grande árvore também foi derrubada pelo vento e caiu sobre um carro estacionado no local. Essa árvore existia bem perto do local da árvore que caiu nesta sexta-feira. Na época, a queda da árvore sobre o carro — um Chevette azul — foi tema de uma reportagem do Portal Ituanos.
Foto tirada no dia 30 de janeiro de 2020, quando uma árvore foi arrancada pelo vento e caiu sobre um carro, na Praça Almeida Júnior
LEIA MAIS NOTÍCIAS: