Rodrigo Garcia, governardor em exercício, anuncia a obra diante dos prefeitos das cidades beneficiadas pela barragem
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu e Governo do Estado de São Paulo
Publicada em 26 de outubro de 2021 - 17h00
O governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou nesta terça-feira (26/10), em Indaiatuba, a liberação de R$ 70 milhões para a construção da Barragem do Piraí, com capacidade de armazenamento de 8,7 bilhões de litros de água e que ampliará o volume de captação inicialmente das cidades de Itu, Salto e Indaiatuba. Posteriormente, Cabreúva, que juntamente com esses municípios forma o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), será contemplada com a obra.
O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, participou da cerimônia, que contou ainda com as presenças dos prefeitos de Indaiatuba, Cabreúva e Salto, respectivamente, Nilson Alcides Gaspar (presidente do CONIRPI), Antônio Carlos Mangini, e Laerte Sonsin Júnior, e de parlamentares de várias cidades da região.
“A barragem do rio Piraí vai garantir água pelas próximas décadas para a população de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva. O Governo do Estado está aportando R$ 70 milhões para que o consórcio dos municípios possa ainda neste ano abrir a licitação e, no primeiro semestre do ano que vem, iniciar as obras da barragem”, afirmou Rodrigo Garcia em evento no Museu da Água. O Superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca, também participou da agenda do governador em exercício. As obras de construção da nova barragem do rio Piraí serão coordenadas pelo Daae.
Para o prefeito ituano, “o Governo do Estado mostrou-se sensível às necessidades dos municípios do interior paulista, diante da mais rígida estiagem dos últimos 91 anos, colaborando com investimento dessa obra indispensável para o reforço do abastecimento hídrico”, afirmou Guilherme Gazzola.
Na importante solenidade, cujo resultado deverá trazer grande benefício aos municípios, Itu também esteve representada pelo vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro, pelo superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), Reginaldo Santos, secretários municipais e vereadores.
Comitiva ituana acompanhou o prefeito Guilherme Gazzola
Barragem
A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água.
A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.
Foz do Ribeirão Piraí, que vai abastecer a nova represa (Foto: Wikimedia Commons)
Consórcio
As dificuldades que Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva têm enfrentado para fornecer água em quantidade e qualidade adequada à população levou os quatro municípios a criarem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, instalado solenemente no dia 12 de Junho de 2003.
O órgão tem por finalidade planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região.
Outro objetivo do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.
O consórcio tem um site que presta todas as informações:
http://www.consorciopirai.sp.gov.br/index.php/tag/barragem-do-pirai/
Os prefeitos Laerte Sonsin (Salto), Guilherme Gazzola (Itu), com Rodrigo Garcia,governador em exercício na solenidade realizada no Museu da Água em Indaiatuba
LEIA MAIS NOTÍCIAS: