Em 2019, a tradicional Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária contou com muitos fiéis
DA REDAÇÃO - com informações do jornal A Federação
FOTOS DE ARQUIVO: Juca Ferreira / Edivaldo Plaza - Prefeitura de Itu
Publicada em 25 de setembro de 2021 - 07h10
Na próxima sexta-feira, o movimento católico Apostolado da Oração vai comemorar 150 anos de existência. Fundado em Itu pelo Padre Bartolomeu Taddei, num domingo, dia 1º de outubro de 1871, o grupo, além de ser uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, é também um exemplo de apostolado, de perseverança e religiosidade, que se dedica à oração por várias causas, sempre sob orientação do Papa, autoridade máxima da Igreja Católica. Por causa disso é também chamado como "Rede Mundial de Oração do Papa". Este ano, como tradicionalmente ocorria antes da pandemia, Itu deve voltar a receber milhares de peregrinos de várias partes do Brasil, já que o ano passado as celebrações só podiam ser realizadas sem presença de público e apenas transmitidas pela internet.
As comemorações dos 150 anos do Apostolado da Oração começam as 9 horas, com Missa Solene na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, celebrada pelo bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa e contará com a presença do padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado da Oração e do padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, que além de pároco da Matriz, é também o Reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus. Também devem participar da celebração, dezenas de sacerdotes de Itu e região e ainda padres da Companhia de Jesus. A cerimônia será transmitida pela Rede Vida de Televisão, pelos canais da Rede Mundial de Orações e pelas redes sociais da Companhia de Jesus. Após a solenidade oficial, por volta das 10 horas, os fiéis sairão em Procissão, com destino à Igreja do Bom Jesus, local onde vão acontecer as demais cerimônias comemorativas ao sesquicentenário.
O Apostolado da Oração foi fundado na Igreja do Bom Jesus e dentro dela fica o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, que anualmente recebe milhares de visitantes do Brasil e de outros países
Seguindo a programação depois da chegada da Procissão na Igreja do Bom Jesus, às 10h30 começa o Solene Te Deum, cantado pelo Coral Vozes de Itu e pela Schola Cantorum, seguido de oração pela beatificação do padre Bartolomeu Taddei. Essa celebração será em frente ao túmulo do sacerdote, que fica dentro no Santuário.
Encerrando as comemorações do sesquicentenário do Apostolado da Oração, às 11 horas acontece o lançamento do livro "Bartolomeu Taddei, o padre santo de Itu", obra escrita pelo professor e historiador Luis Roberto de Francisco, considerado uma autoridade em temas relacionados à história da Igreja Católica de Itu, desde o surgimento do povoado. O livro, lançado pela Editora Loyola, já está com a primeira edição esgotada. Os interessados em adquirir a obra podem clicar no link abaixo para reservar o exemplar da próxima tiragem.
Clique aqui para reservar o livro
LEIA MAIS NOTÍCIAS: