A rocha de Varvito é raríssima e atrai milhares de visitantes, estudantes e geólogos todos os anos
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi
FOTOS: Regina Lonardi - Ituanos / Reprodução Internet
Publicada em 22 de julho de 2022 - 17h00
O Parque Geológico do Varvito está celebrando hoje seus 27 anos de fundação. Considerado um dos mais importantes patrimônios ecológicos de Itu, o parque recebe cerca de 50.000 visitantes por ano e 80% deles são de outras cidades, estados e até mesmo outros países, por ter, em seu interior, a mais importante exposição sul-americana desse tipo de rocha.
Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, de 280 milhões de anos, época em que um enorme manto ou lençol de gelo, cobriu a região sudeste da América do Sul. Dada sua importância, o Parque atrai anualmente milhares de estudantes, não somente do Brasil, mas também do exterior.
O Parque
O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m² da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositadas durante o intervalo de um ano.
O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
De Itu para o mundo
A rocha de varvito é tão rara que, no início dos anos 2000, um bloco que estava se soltando do paredão do parque foi retirado e enviado, de navio para o museu Cosmocaixa, situado em Barcelona, na Espanha. Uma delicada operação retirou cuidadosamente o bloco utilizando máquinas e, encaixotado, o bloco seguiu de navio para a Espanha, em 2004. A rocha está exposta no museu espanhol até hoje e é uma das principais atrações do local. Abaixo, uma foto do bloco retirado da pedreira de Itu, em exposição no Museu Cosmocaixa em Barcelona.
Bloco de Varvito em exposição no Museu Cosmocaixa, em Barcelona. Atração de sucesso desde 2004
Local de lazer
Considerado um lugar encantador, os visitantes também encontram, no Parque Geológico do Varvito, espaços para piquenique, parquinho, lago, cachoeira, gruta das lágrimas e locais para caminhada com muitas árvores e uma bela paisagem.
O Parque fica na Rua Parque do Varvito, 4210, Parque Nossa Senhora Candelária. O local tem uma ótima estrutura para turistas e frequentadores, como um amplo estacionamento. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 8h às 17 horas.
E você, já visitou o Parque do Varvito?
Visite nossos perfis nas redes sociais e deixe seu like e comentários sobre esse lindo local!
Escolha ao lado sua rede social favorita e dê a sua opinião: Facebook Instagram LinkedIn
O Parque do Varvito é um lugar lindo para visitar e passear
VEJA MAIS NOTÍCIAS