Representantes da Associação Cultural Vozes de Itu, da Academia Ituana de Letras e do Instituto Cultural de Itu firmam convênio para a realização do Ano Maestro Elias Álvaro Lobo, ao longo de 2024
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTO: Divulgação Museu da Música - Itu e Academia Brasileira de Música
Publicada em 18 de novembro de 2023 - 21h00
Na tarde de 16 de dezembro, o Museu da Música - Itu celebrou 16 anos de fundação abrindo um ano comemorativo dedicado aos 190 anos de nascimento do Maestro Elias Álvares Lobo. Na ocasião, a mantenedora (Instituto Cultural de Itu) firmou um convênio Cultural com a Academia Ituana de Letras e a Associação Cultural Vozes de Itu para realização de eventos ao longo de 2024.
Também foi aberta uma mostra inédita com originais da ópera A Noite de São João, outra, virtual, sobre o mesmo tema está disponível através do link https://www.museudamusicaitu.com.br/a-noite-sao-joao-150-anos/.
Estiveram presentes alguns associados, membros do Vozes de Itu e o bisneto do compositor, Marcelo Lobo Rosa. O Museu Republicano Convenção de Itu (USP) e a Orquestra Ribeiro Bastos, de São João del Rei estão associados às celebrações.
Maestro Elias Ávares Lobo
Nasceu em Itu, aos 9 de agosto de 1834. Desde menino se interessava pela música e ficava encantado ao ouvir os cânticos liturgicos das celebrações que frequentava, já que nasceu em uma família muito católica. Incentivado pelo padre Diogo Antônio Feijó, regente do Império que se estabeleceu em Itu a convite do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias aprendeu música e já aos 16 anos fez as primeiras composições: obras sacras, ladainhas e também peças para piano, marchas, dobrados e valsas para orquestra e banda de música.
Aos 22 anos elaborou uma composição para ser cantada durante a missa, seguida de mais oito. Em 1858 compôs a grande Missa de São Pedro de Alcântara, cantada em Itu e na capela imperial do Rio de Janeiro, oferecida ao Imperador Dom Pedro II.
Entre suas músicas sacras que alcançaram maior prestígio estão As Sete Palavras para a Semana Santa; Oratória de Nossa Senhora do Carmo; Oratória do Natal; Matinas do Santíssimo Sacramento e Matinas do Espírito Santo.
Foi o autor de "A Noite de São João", primeira ópera brasileira, escrita e cantada em lingua portuguesa e estreada no Brasil com libreto do escritor José de Alencar. A obra, criada há 150 anos, voltou a ser encenada em 2022, em Tatuí, a partir das partituras originais resgatados pelo Museu da Música - Itu. A apresentação foi gravada em vídeo e o link está disponível no site do museu. Clique aqui para assistir
Após um vida marcada pelo trabalho como compositor e professor de música, desenvolvido principalmente nas cidades de Campinas e Itatiba, o Maestro Elias Álvares Lobo faleceu aos 67 anos, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 1901. Ele é o patrono da cadeira 14 da Academia Brasileira de Música.
Maestro Elias Álvares Lobo, ituano (à esquerda), compositor da primeira ópera brasileira, escrita e cantada em lingua portuguesa, reapresentada em 2022, a partir de partituras originais resgatadas pelo Museu da Música - Itu
VEJA MAIS NOTÍCIAS