A atleta ituana Mariana D'Andrea coleciona prêmios dentro e fora das competições
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz - editor do Ituanos
FOTOS: Comitê Paralímpico Brasileiro
Publicada em 15 de dezembro de 2023 - 02h12
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Esportes de Alto Rendimento e da Coordenação Técnica da modalidade de halterofilismo, convocou 13 atletas para a etapa da Copa do Mundo de halterofilismo de Dubai 2024, que será disputada de 28 de fevereiro a 6 de março. Entre os nomes convocados na modalidade, figura o da atleta ituana Mariana D'Andrea, que desponta como uma das principais estrelas do grupo. A Copa do Mundo de Halterofilismo é uma etapa obrigatória para os atletas que desejam disputar uma medalha das Paralimpíadas de Paris, no próximo ano. Fora das competições, Mariana também tem sido uma grande vencedora. Na quarta-feira, dia 13, ela foi eleita pelo voto popular para receber o Prêmio Brasil Paralímpicos, que é um reconhecimento dos melhores atletas paralímpicos de 2023. Na noite de quinta-feira, dia 14, a halterofilista Ituana subiu novamente ao palco para receber o prêmio Atleta da Galera, também por votação popular.
Campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020 e campeã Mundial em Dubai 2023, em agosto, quando conquistou a primeira medalha de ouro entre adultos do Brasil em um Mundial da modalidade e ainda se tornou recordista Mundial da categoria até 79kg, com um levantamento de 151kg., a ituana Mariana D’Andrea também conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago do Chile., em novembro deste ano, estabelecendo também o recorde da competição, com 141 quilos.
De acordo com os critérios de convocação do CPB, foram chamados apenas atletas que disputaram competições obrigatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, definidas pela WPPO (Organização Mundial de Halterofilismo Paralímpico, na sigla em inglês), a saber: Mundial de Dubai 2023 e de Tbilissi 2021, Open das Américas St. Louis 2022 ou Open da Europa 2022.
Além disso, os atletas convocados necessitavam atingir o Índice A definido pelo CPB em competições nacionais ou internacionais de 2023, incluindo etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, Jogos Parapan-Americanos de Santiago e Campeonato Mundial de Dubai.
Fora das competições, nesta semana o Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio da Caixa Econômica Federal, realizou duas grandes festas para premiar os atletas que se destacaram em 2023. Mariana D'Andrea e seu técnico Valdecir Lopes foram eleitos para receber o Prêmio Paralímpicos. Numa cerimônia realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, foram apresentados os nomes dos vencedores. A apresentação do evento foi feita por Renato Peters, repórter da Rede Globo e Luiza Fiorese, atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Paralímpico. Mariana foi eleita na categoria Melhor Atleta pelo voto popular.
Já na quinta-feira, noite de encerramento da 12ª edição do Prêmio Brasil Paralímpicos, Mariana D'Andrea também foi eleita a Atleta da Galera, por votação popular que atingiu o recorde de votação e o técnico Valdecir Lopes recebeu o prêmio de Melhor Técnico de esporte coletivo.
A premiação teve a apresentação de Felipe Andreolli, apresentador do Globo Esporte e da atleta paralímpica Bruna Alexandre, mesatenista catarinense, e contou com a presença de Mizael Conrado, presidente do CPB, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e melhor jogador do mundo em 1998 e também do ministro do Esporte André Fufuca, que elogiou o presidente do CPB:
“Hoje, o CPB tem uma pessoa que, com sua visão de estadista, traz resultados concretos ao Brasil todo. Não poderia de forma nenhuma deixar de parabenizar esse grande amigo que é o presidente Mizael. Nossos atletas com deficiência levam o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo e precisam ser reconhecidos. Não tenho dúvida alguma de que o Brasil fez história no Parapan, fez história nos Mundiais de natação e atletismo e fará também nos Jogos Paralímpicos de Paris”, afirmou o ministro André Fufuca.
Em noite de gala, na quinta-feira, dia 14, Mariana D'Andrea recebeu o Troféu Atleta da Galera 2023
VEJA MAIS NOTÍCIAS