O canteiro central da avenida foi totalmente transformado com as obras de revitalização
DA REDAÇÃO - com informações do Dadetur e Prefeitura de Itu
FOTOS: Paulo Schwarz / Ituanos e Juca Ferreira - Prefeitura de Itu
Publicada em 12 de dezembro de 2023 - 23h00
Atualizada em 14 de dezembro de 2023 - 23h00
Na manhã de quarta-feira, 13 de dezembro, foi inaugurado o Quarteirão das Crianças e o Polo Turístico e Gastronômico, obras construídas dentro do projeto de revitalização da avenida Ernesto Fávero, no Rancho Grande, localizado na Zona Sul de Itu. A obra contou com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – Dadetur, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur- SP) e recebeu, do Governo do Estado, investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões.
Num trabalho de total remodelação do espaço, a avenida recebeu, no canteiro central, uma pista de caminhada com piso ecológico, uma ciclovia, iluminação de LED, construção de cinco quiosques de 47m² cada, sanitários em vários pontos da extensão do passeio com 1.200 metros, sistema de lazer, além de aprimoramentos urbanísticos como recuperação do gramado, jardinagem e poda de árvores para dar mais segurança aos frequentadores. Com toda a transformação do local, a nova obra deverá dar um aquecimento econômico pelo estímulo às atividades turísticas e gastronômicas no município. As atividades plenas do polo serão iniciadas em 30 dias.
“Agora com as obras na Avenida Francisco Ernesto Fávero, favorecendo o Turismo Gastronômico, o município de Itu vai crescer muito além das grandes atrações locais, como o famoso Orelhão de sete metros de altura, conhecido nacionalmente”, diz Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Na primeira quadra da avenida Ernesto Fávero, sentido bairro, entre as ruas Antonio Joaquim Leme e Prudente de Morais, o espaço revitalizado ganhou o Quarteirão das Crianças, com pinturas lúdicas de solo para que a caminhada com os pequenos possa ser também momento de brincadeira e foram instalados brinquedos para ser mais um ambiente na cidade destinado à Primeira Infância (zero a seis anos) e de convívio familiar, com bancos de madeira onde muita gente passa horas conversando e descansando. Nas duas pistas da avenida foram feitas faixas elevadas para reduzir a velocidade na via e facilitar a travessia de pedestres. E mesmo antes da inauguração, o espaço já vem sendo muito frequentado por crianças e pais, desde o início do mês, quando foram instalados os brinquedos.
O prefeito Guilherme Gazzola esteve presente na inauguração e destacou que espaços como esse serão cada vez mais presentes em Itu, pois as crianças merecem ser tratadas como prioridade. “Esse local deve ser replicado em diversos outros pontos do município. Nós estamos adaptando a cidade para as crianças e para os pedestres, e os carros devem respeitar essa realidade, reduzindo a velocidade e dando preferência a quem utiliza os espaços públicos de maneira saudável”, afirmou Guilherme.
O secretário de Planejamento, Gilmar Dias Pereira, que é o coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, destacou que todos os detalhes foram sendo pensados, planejados e executados com muita cautela para que o espaço possa reunir as famílias com segurança.
O Quarteirão das Crianças é um espaço lúdico voltado à Primeira Infância
Rede Brasileira das Crianças
Em outubro deste ano, Itu passou a ser oficialmente a 13ª integrante da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, que conta com as cidades de Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Mococa, Mogi das Cruzes, Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Osório (RS) e Pelotas (RS).O movimento, derivado da Rede Mundial de Cidades das Crianças (La Città dei Bambini) fundada por Francesco Tonucci, defende investimentos no desenvolvimento na infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, como ferramenta de combate às desigualdades sociais.
Na inauguração, as crianças tomaram o espaço e brincaram bastante.
Foto: Juca Ferreira / Prefeitura de Itu
VEJA MAIS NOTÍCIAS