Enzo, de 11 anos, coleciona vitórias e leva o nome de Itu e do Brasil em competições internacionais
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz - editor do Ituanos
FOTOS: Divulgação
Publicada em 12 de dezembro de 2023 - 7h19
O atleta mirim ituano Enzo Costa Bueno Madella de 11 anos, acaba de sagrar-se campeão Latino-Americano no Chile. No sábado, dia 9, ele foi vice-campeão Sul-Americano, disputando as provas de ciclismo na modalidade BMX, categoria Varones Boys. O feito, marca uma trajetória de dedicação de um atleta de alto nível, que leva mais uma vez as cores do Brasil para o lugar mais alto do pódio, em uma competição internacional.
Enzo começou a carreira aos 5 anos de idade. E de lá para cá vem obtendo resultados cada vez mais surpreendentes. Em novembro de 2021, competindo em Lima, no Peru, ele participou dos campeonatos Pan-Americano de BMX e Sul-Americano de BMX e ficou no Top 5 das duas competições. Na época, ele já era o Campeão Brasileiro 2020, atuando no BMX, Mountain Bike e Speed.
Em março de 2022, Enzo também fez uma temporada brilhante: disputou a abertura do Campeonato Paulista de BMX Race, em Jarinu/SP, e foi o campeão de sua modalidade. No mesmo mês, foi campeão do Ranking Paulista de Estrada, uma realização da FPCiclismo, competição realizada em Mairiporã/SP em comemoração aos 133 anos da cidade, e também subiu no lugar mais alto do pódio. E terminou o ano passado como um dos melhores atletas de sua categoria, entre os atletas federados na Federação Paulista de Ciclismo. E vem colecionando grandes vitórias no esporte.
O campeão mirim ituano conta com total apoio da família. Segundo a mãe, Vanessa Bueno Madella, “desde os cinco anos, ele é muito focado. Damos todo apoio, mas não imaginávamos que tão cedo, pudesse se destacar de forma internacional, como vem acontecendo pela segunda vez”.
As provas do Campeonato Sul-Americano e da Copa Latino-Americana de BMX, aconteceram entre os dias 09 e 10 de dezembro, em Santiago, no Chile, com pódio do ituano nos dois campeonatos. Da categoria de Enzo, a Boys Varones 11 anos, participaram 66 competidores de dez países: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador e Peru.
Enzo Madella, na prova em que ficou campeão Latino Americano, disputada no domingo, dia 10, no Chile
No pódio da Copa Latino Americana, o pequeno atleta ituano comemora a conquista e levanta o troféu
VEJA MAIS NOTÍCIAS