Solenidade em comemoração à data acontece no sábado, às 10 horas, na Casa do Barão
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Renata Guarnieri - Prefeitura de Itu / Acervo Revista Campo & Cidade - Coleção Família Oliveira
Publicada em 8 de julho de 2022 - 5h00
No próximo sábado, feriado estadual dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, dia 9 de julho, acontece a abertura da exposição "Itu e a Revolução de 32" organizada pelo Museu Republicano de Itu em parceria com o Museu da Música – Itu e a Acadil – Academia Ituana de Letras. A exposição conta com documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico.
O espaço abrirá as portas às 10h e terá uma programação especial com uma palestra da Acadil intitulada “A fabricação da última trincheira: Guilherme de Almeida e o museu-casa”, proferida pelo Prof. Me. Guilherme Vieira; e leitura de poemas do poeta Guilherme de Almeida, no dia em que se comemoram 90 anos do início da Revolução de 1932 da qual ele participou como voluntário. Conhecido como “Poeta da Revolução”, Guilherme de Almeida é o patrono da cadeira 14 da Acadil, que tem como ocupante a Profa. Durce Gonçalves Sanches. Além disso, a acadêmica, Dra. Maria Lúcia Caselli, irá compartilhar memórias inéditas de quando conheceu o poeta.
Ainda no sábado, acontecerá o lançamento de mais um volume da coleção “Patronos da Acadil”, que valoriza as principais figuras da Academia que são os patronos, ligados à Itu. Uma edição comemorativa dos 30 anos da Acadil e dedicado à vida e obra também de Guilherme de Almeida.
Capa do volume Guilherme de Almeida, exemplar integrante da coleção "Patronos da Acadil"
O evento tem entrada gratuita. O Centro de Estudos do Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 140 – Itu.
É obrigatório o uso de máscara de proteção e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Confira abaixo a programação e demais informações
VEJA MAIS NOTÍCIAS