Elis Regina Schanoski faleceu aos 61 anos na segunda-feira, dia 20
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz - editor do Ituanos
FOTO: Juca Ferreira
Publicada em 22 de novembro de 2023 - 07h10
Uma notícia triste abalou os esportistas de Itu na segunda-feira, dia 20 de novembro: o falecimento da professora de Educação Física e assistente técnica do Ituano Basquete Feminino, Elis Regina Schanoski, aos 61 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada, mas parentes revelaram que ela faleceu em casa, deitada na cama de seu quarto. Na terça-feira à tarde, teve início o velório na Funerária Barbieri e, nesta quarta-feira, dia 22, o corpo continuará sendo velado das 6h às 10 horas, quando será levado para Sorocaba para ser cremado. Elis, filha de dona Margarida, já falecida, e de Vicente Elias Schanoski, ex-presidente do Ituano Futebol Clube, deixa a irmã Ellen e uma grande legião de amigos e admiradores. Reconhecida na cidade como um ícone do basquete feminino, esporte que praticou desde a adolescência e se dedicou até o fim da vida, como membro da comissão técnica do Ituano Basquete Feminino, ela teve participação decisiva em várias conquistas importantes da equipe, como o Campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2021. Elis também foi professora de Educação Física na Prefeitura, onde ajudou a encaminhar muitos jovens para a prática do esporte.
O jornalista Moura Nápoli, experiente cronista esportivo de Itu, conseguiu resumir em seu site "Momento do Esporte" a importância de Elis Schanoski para o basquete ituano: "Elis destacou-se no basquete pela agilidade e precisão nos arremates de qualquer distância, em um tempo no qual ainda não havia cestas de três pontos. Mesmo não tendo tamanho para uma “basqueteira”, era exatamente isso que fazia de Elis, uma atleta única e fora de série. Nos últimos anos ela vinha dedicando-se ao Ituano Basquete, onde integrava com competência a comissão técnica, onde era querida e respeitada por todos". Como auxiliar técnica, Elis atuou no banco pela última vez na sexta-feira, 17, na derrota fora de casa para o Unimed Campinas por 62 a 54.
A morte de Elis Regina Schanoski também foi destaque em vários órgãos de imprensa no Brasil e a LBF emitiu uma nota de pesar, registrando a perda irreparável sofrida pela modalidade. “Elis é e seguirá sendo um dos símbolos do sucesso do basquete feminino na cidade de Itu que, em poucos anos de formação, já conquistou um título nacional e semeou a cultura do esporte nas novas gerações. Nossos mais profundos sentimentos de solidariedade à família, amigos e torcedores do galo pela perda lastimável.”, lamentou o presidente da Liga de Basquete Feminino, Valter Ferreira.
Em razão do falecimento da dirigente técnica, a partida entre Ituano e Santo André, que ocorreria nesta terça no ABC paulista na rodada do Campeonato Estadual, foi adiada.
Elis Regina Schanoski (terceira da esquerda para a direita) atuou no banco do Ituano Basquete Feminino em todas as partidas, desde a estréia da equipe, em dezembro de 2017, quando o time se chamava Funvic-Ituano.
VEJA MAIS NOTÍCIAS