Centenas de pessoas ligadas à arte e cultura foram à reinauguração da Casa das Artes, no centro de Itu
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa
FOTOS: Valmir Almeida
Publicada em 29 de outubro de 2023 - 23h00
Com a presença de inúmeros artistas, amigos e familiares, a Casa das Artes foi reinaugurada na noite da última sexta, dia 27, em clima de cultura e arte. O casarão mais artístico da cidade ganhou uma galeria de exposições que conta com trabalhos de conhecidos artistas da nossa cidade e região.
“Na verdade, eu só queria uma sala para o meu ateliê, mas eu me permiti ser presenteada há dois anos com a Casa das Artes, que no início de novembro completa 23 anos”, destacou a artista plástica Ale Neves. “Eu também só imaginava que queria ser artista, mas esse universo me abriu possibilidades que jamais imaginei: a arte como um processo de cura e autoconhecimento", explica a artista.
A artista plástica Ale Neves, na sala do Jogo de Pintar, um dos únicos certificados no Brasil
A Casa das Artes está instalada em um imóvel centenário, que pertenceu à Margarida Brigatto Solato, bordadeira e musicista, responsável por tocar e cuidar do centenário órgão da Matriz de Nossa Senhora Candelária durante décadas. No espaço comercial ao lado da residência funcionou a alfaiataria do Isidoro, a sapataria do Banzi e em 2000 a Casa das Artes foi fundada por Carlos Terassan. Com o seu falecimento, a artista plástica Ale Neves adquiriu o espaço de arte em setembro de 2021, mantendo a molduraria e ampliando o espaço do ateliê.
No segundo semestre deste ano a Casa das Artes foi ampliada e hoje está instalada em todo o imóvel que foi residência de dona Margarida, permitindo a instalação da galeria de artes dedicada à exposição de artistas locais, de sala exclusiva do "Jogo de Pintar", aulas de bordado e pintura em tela para crianças e adultos, e a tradicional molduraria que foi instalada em uma sala mais ampla.
A artista plástica Ale Neves se dedica exclusivamente às artes desde 2019, quando deixou o trabalho corporativo para mergulhar no universo artístico, sua grande paixão. Foi nesse período que criou sua identidade artística, focando no "Jogo de Pintar", uma prática terapêutica de pintura/desenho espontâneo e sem temas impostos, onde a expressividade é o ponto mais importante. "O Jogo de Pintar é um modelo de Ateliê originário da França, onde se tem um rigoroso critério de montagem. As tintas usadas nessa prática são de pigmentação natural, produzidas pelo Ateliê da França. Nesse momento são apenas 4 Ateliês certificados por quem faz a formação dessa pratica no Brasil (Soraya Lucato), um deles está na Casa das Artes”, explica a artista Ale Neves.
A exposição de abertura da galeria de arte conta com obras de renomados artistas de Itu e Salto: Ale Neves, Segirson de Freitas, Dom Espirro, João Bernardi, Edna Folhart, Paulo Lara, Guilherme Kramer, Sueli Souza, Marcos Gonçalves, Tereza Regina Leme, Adriana Fujimoto, Rafa Vieira, Alberto Pezzan, Rodrigo Bixigão, Marcia Nunes e Rucke Souza. O evento teve a apresentação musical com Letícia Nicolielo.
Confira abaixo o álbum de fotos
A Casa das Artes está localizada na rua dos Andradas, 617 (esquina com a rua Monsenhor Monteiro).