Onça ficou escondida em uma floreira em frente a um imóvel próximo ao quartel antes de ser capturada
DA REDAÇÃO -
FOTOS: Redes sociais
Publicada em 17 de outubro de 2022 - 01h40
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ambientalistas da ONG Núcleo da Floresta se mobilizaram, na manhã de segunda-feira, dia 16 de outubro, para resgatar uma onça parda que apareceu no centro de Itu, nas imediações da Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Quartel. Após a área onde estava o animal, uma fêmea de aproximadamente 2 anos, pesando cerca de 25 quilos, ser isolada, a onça foi sedada e resgatada. No período da tarde, após passar por uma avaliação, ela foi solta em uma mata nas imediações da cidade, local de onde supostamente ela possa ter vindo, segundo afirmaram os ambientalistas.
Segundo mostraram imagens divulgadas nas redes sociais, o resgate do felino foi bastante tranquilo, sem risco para pessoas. A onça se escondeu na frente de um imóvel onde funciona uma empresa de paisagismo e construções e lá permaneceu até o momento de receber um dardo com sedativo. No vídeo que mostrou todo o processo de resgate e soltura, o biólogo Rafael Mana, da ONG Núcleo da Floresta, um centro de reabilitação que recebe animais silvestres de toda a região, explicou que da forma que tudo foi feito é a maneira correta do procedimento nessas situações. Ele também informou que onças desta espécie são capazes de caminhar cerca de 24 km por dia e que ela, um irmão e a mãe vinham sendo monitoradas há mais de um ano.
Ao final da tarde, um vídeo circulou na internet mostrando a captura e a soltura da onça em seu habitat natural, uma mata nas imediações da cidade. O local exato da soltura não foi informado.
Clique aqui ou na foto abaixo e assista o vídeo. Clique aqui para seguir o Ituanos no Instagram e fique por dentro das principais notícias de Itu e região.
No final da tarde, a onça resgatada foi solta em uma mata localizada nos arredores da cidade.
VEJA MAIS NOTÍCIAS