O grupo chegou no Aeroporto de Veneza, ponto inicial da viagem.
Abaixo, as capas das edições em italiano, que foram doadas em vários pontos da Itália
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Editora FoxTablet - Divulgação
Publicada em 2 de outubro de 2023 - 2h50
Um grupo de 17 ituanos, descendentes de italianos em sua maioria, realizaram uma viagem cultural para a Itália de 6 a 17 de setembro, para um “turismo de raízes”, cujo objetivo era o lançamento e divulgação das obras “Italiani a Itu: dall’immigrazione all’attualità” (Italianos em Itu: da imigração à atualidade) volumes I e II, traduzidos para o italiano, assim como a doação dessas obras para as bibliotecas públicas de diversas cidades de onde vieram os ancestrais que constam nos relatos dos livros.
A excursão teve início com a chegada em Veneza, onde ocorreram dois encontros: um com Simone Venturini, secretário de turismo e relações internacionais da “sereníssima” Veneza e outros secretários e vereadores no Palazzo Farsetti, sede da prefeitura no Gran Canale. Logo em seguida, outra reunião no Palazzo Ca´ Ferro Fini na sede do governo geral do Veneto, Consilio Generale Veneto, onde o grupo foi recebido pelo próprio governador, Roberto Ciambertini.
O grupo de Itu é recebido em Veneza pelo governador de Veneto, Roberto Ciambertini (no centro da foto)
Estiveram presentes nestes encontros Helen Gnocchi, Cônsul Honorária do Brasil em Veneza, Bruno Giuseppe Moretto, presidente da Associação Veneziana no Mundo e também Loredana Flego, coordenadora da região de Veneto e Trentino Alto Adge do Projeto Turismo de Raízes. Em ambas as ocasiões houve a entrega dos livros para as bibliotecas públicas de Veneza e as autoridades presentes, que manifestaram muito entusiasmo e gratidão pela pesquisa e informações históricas que constam nas obras.
Reunião com secretários e vereadores de Veneza, no gabinete do secretário de Turismo da cidade, ícone do turismo mundial
Doação de livros para autoridades consulares no Palazzo Ca' Farsetti, sede da Prefeitura de Veneza
No dia seguinte, ocorreu uma live de prefeitos e representantes de cidades do Trentino Alto Adge com os organizadores dos livros e os escritores de ancestrais trentinos, que relataram a imigração de seus antepassados dessa região para Itu, para o bairro do Jacuhu.
Na manhã do dia 8, o grupo foi recebido pela vice-prefeita de Marcon, cidade próxima à Veneza. À tarde, a delegação de Itu, conforme era chamado o grupo, se reuniu com o prefeito de Treviso, Mario Conte, ocasião em que também entregaram os livros, enquanto contavam a história da imigração italiana em Itu, assim como as características da cidade.
Na cidade de Marcon, delegação de ituanos foi recebida pela vice-prefeita da cidade (ao centro)
Registro da doação dos livros à consul e ao prefeito de Treviso, Mario Conte
Na manhã do dia 8, o grupo foi recebido pela vice-prefeita de Marcon, cidade próxima à Veneza. À tarde, a delegação de Itu, conforme era chamado o grupo, se reuniu com o prefeito de Treviso, Mario Conte, ocasião em que também entregaram os livros, enquanto contavam a história da imigração italiana em Itu, assim como as características da cidade.
A excursão seguiu para a cidade de Bassano del Grappa, depois para Asiago, na qual foram recebidos por autoridades, incluindo o prefeito e o presidente da Associação Vicentina. Depois, na região da Lombardia, em Mantova, foram entregues os livros para a Biblioteca Teresiana.
Ao todo, somando os volumes I e II, quase duzentos livros foram doados.
Na prefeitura de Asiago, a secretária de Cultura e o prefeito Roberto Rigoni Stern receberam os livros
O grupo de itu, formaliza a doação de livros à Biblioteca Comunal Teresiana, em Mantova
“As pessoas se encantavam com a ideia de resgate da história da imigração. Um exemplo, no trem, estávamos preocupados com a embarcação, pois tínhamos muitas malas, quando um guarda ouviu nossa história e encantado quis um exemplar do livro, depois entrou em contato com a estação de trem para garantir um desembarque tranquilo.” disse Edson Carlos de Oliveira, um dos organizadores das duas obras.
“Nossa antologia, resultado de voluntariado, tem o objetivo de preservar a memória relativa aos imigrantes italianos e de seus descendentes, não somente em nossa cidade, mas também na Itália, onde o tempo tem minimizado o valor da grande diáspora italiana. Os livros representam gratidão e reverência aos antepassados e nos fazem sentir uma forte conexão entre o passado e o presente, bem como nos projetam para o futuro, prevendo-nos como antepassados que também souberam deixar marcas importantes.” relata Vilma Pavão Folino, que também integrou a organização das obras.
Os livros, na versão em português, estiveram disponíveis para venda na FLIC, Festa Literária de Itu, ocorrida nos dias 22 a 24 de setembro, na banca da editora FoxTablet, no Mercado Municipal. No sábado, dia 23, organizadores da delegação estiveram presentes no Mercadão, onde puderam contar as experiências que tiveram na viagem à Itália.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
VEJA MAIS NOTÍCIAS