BikingMan Ultra Brazil é uma prova considerada extrema, que testa o competidor ao seu limite máximo durante os 5 dias da competição
DA REDAÇÃO
FOTO: Arquivo Pessoal Celso Lopes - Divulgação
Publicada em 24 de setembro de 2023 - 22h40
Atualizada em 25 de setembro de 2023 - 00h08
A partir desta segunda-feira, dia 25, o ciclista Celso Lopes, atleta de ultra distância de Itu, vai disputar a prova BikingMan Ultra Brazil, um desafio considerado de nível extremo. Durante 5 dias, os competidores terão que percorrer uma distância de 1.000 quilômetros, com 20 mil metros de altimetria acumulada e com o prazo de 120 horas (5 dias corridos) para a conclusão da prova. A data limite para cumprir o percurso termina na sexta-feira, dia 30. A largada e a chegada da prova ocorrem na cidade de Santo Antônio do Pinhal - SP, cidade vizinha de Campos do Jordão – SP. Durante o percurso os competidores desbravarão a linda região da Serra da Mantiqueira, passando por três estados, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A prova, considerada como uma das mais radicais, com regulamento rígido, tem como cenário a bela região da Serra da Mantiqueira
A corrida apresenta um trajeto pré-definido pela organização, e o competidor deve seguir a rota planejada de forma auto suficiente, ou seja, sem apoio externo. Na participação da prova, o atleta é o único responsável por todo o planejamento e execução durante todo o BikingMan Ultra Brazil. Isso exige, além de bastante preparo físico, uma enorme capacidade de raciocínio e grande equilíbrio emocional, o que deixam a competição em um nível bastante radical.
Durante a corrida, que é totalmente vivenciada sob a bike e sem equipe de apoio, manutenção ou suporte logístico faz-se como principal característica a capacidade do atleta gerenciar, planejar e executar de forma individual o tempo das paradas, alimentação, cuidados com a bicicleta, equipamentos, tempo de sono.
Nessa batalha física e mental, o atleta se coloca munido apenas do seu próprio equipamento a serviço do seu preparo físico e mental, ou seja a bicicleta, o seu preparo físico e mental tornam-se um só sistema para essa aventura.
São cinco dias onde o competidor enfrenta as mais difíceis situações
"Atualmente após o aprendizado que obtive na última prova onde fui um dos poucos que terminaram (finisher) almejo para esta edição estar no podium e trazer essa conquista inédita para Itu", afirma Celso Lopes, que tem 33 anos, é formado em Educação Física e Pós Graduado em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento pelo NAR-SP e atua como personal trainer e gerenciador de performance de atletas de endurance.
Celso é ciclista amador há quase 10 anos.
"Durante o progresso da minha carreira de ciclista, pude estar entre os 8 melhores atletas do país no Ranking Nacional (CBC) na categoria Master A 30/34 anos na modalidade MTB-XCO".
A largada da prova BikingMan Ultra Brazil está marcada para esta segunda-feira, dia 25 de setembro, às 5 horas da manhã. Toda a prova será transmitida pela internet, e você pode acompanhar o representante de Itu através deste link
Clique aqui e siga também o atleta Celso Lopes pelo Instagram: @celsolopes.ultracyclist
Disputando a prova pela segunda vez, Celso Lopes quer agora o pódio e trazer um troféu para Itu
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
VEJA MAIS NOTÍCIAS