Curso é destinado a síndicos profissionais e residentes e também condôminos que pensam em ser síndicos um dia ou que desejam acompanhar e participar mais de perto da gestão do local onde moram
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Divulgação
Atualizada em 11 de setembro de 2023 - 22h40
A FUA (Fundação Ubaldino do Amaral), em Sorocaba, recebe nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o Curso de Direito e Gestão Condominial, que tem por objetivo capacitar e aperfeiçoar síndicos profissionais e não profissionais, trazendo conhecimento sobre a legislação do universo condominial, administração financeira e mediação de conflitos, com aulas e palestras de especialistas no setor. Promovido pelo Instituto Torres, instituição dedicada ao aperfeiçoamento dos profissionais dessa área, o curso terá duração de 13 horas e vai fornecer certificado aos participantes.
"O trabalho de síndico profissional exige cada vez mais tempo e qualificação. Não basta querer. É preciso estar muito bem preparado para exercer essa função", afirma Osmir Torres, síndico profissional que administra dez condomínios e diretor do Instituto Torres. "Hoje, os síndicos precisam conhecer Direito, Gestão, Administração de Conflitos e um pouco mais. E, mesmo mesmo assim correm o risco de responder judicialmente com o patrimônio pessoal em caso de erro, mesmo que involuntário. O síndico de condomínio deixou de ser somente aquele morador que atua como voluntário, recebendo apenas a isenção da taxa condominial e que está no cargo somente para "quebrar galhos. Ele deve estar atualizado e treinado para desempenhar a função e estar preparado para responder problemas, do dia a dia, atender às demandas, muitas vezes, complexas de um condomínio", completa o administrador.
Em Sorocaba a atividade de Síndico Profissional vem crescendo muito, mas nem todos estão suficientemente preparados para exercer essa atividade. E o curso atende plenamente essa necessidade. Além de síndicos profissionais, o curso também foi idealizado para preparar sindicos condôminos residentes e também moradores de condomínio, que desejam ser síndicos no futuro e moradores comuns, que apenas querem adquirir conhecimento pleno na área para exercer um papel mais participativo ou fiscalizador no local onde residem. Osmir Torres ressalta que "um síndico, profissional ou morador, não pode fazer o que ele quiser, ou agir pela própria cabeça. Hoje, o Sindico se tornou uma atividade multidisciplinar e deve conhecer sobre parte hidráulica, elétrica, seguros, direitos, deveres, Código Civil e também precisa atuar como conciliador de conflitos. Todos estão sendo obrigados, pela força do cargo, a irem se especializando, ganhando conhecimento", explica o idealizador do curso, que já formou mais de 30 síndicos em Sorocaba.
Conteúdo do Curso
Com um conteúdo abrangente, o Curso de Direito e Gestão Condominial vai abordar temas que envolvem Legislação Condominial, o Papel da Administradora na Gestão Condominial, Mediação Condominial, Inteligência Emocional Aplicada no dia-a-dia de um condomínio, manutenção predial, Inadimplência e LGPD em Condomínios. Para a Dra. Denise Izidoro, advogada pós-graduada em Gestão Condominial e também idealizadora do curso com Osmir Torres, comenta: “não adianta um condomínio contratar um Síndico Profissional se ele não conhece quais são os direitos e deveres do morador e do condomínio".
Palestrantes
Idealizadores
Inscrições Abertas
Os interessados em fazer o Curso de Direito e Gestão Condominial já podem fazer a inscrição através do WhatsApp 15 3202 9687. As vagas são limitadas ao número de cadeiras disponibilizadas no espaço físico.
As aulas serão presenciais, nas instalações da Fundação Ubaldino do Amaral, prédio onde também funciona o jornal Cruzeiro do Sul, localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800, Alto da Boa Vista, Sorocaba-SP.
A carga horária do curso é de 13 horas, distribuídas nos seguintes dias e horários:
- Dias 14 e 15 de setembro, quinta e sexta-feira: das 19h às 22 horas
- Dia 16 de setembro, sábado: das 9h às 17 horas (com intervalo de 2 horas para almoço)
Aos participantes será expedido um Certificado de Conclusão de Curso, valiado pelo Instituto Torres, para comprovar que o profissional está preparado e apto para exercer a função de Síndico de Condomínio.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
VEJA MAIS NOTÍCIAS