Sérgio Sanches: com colegas de trabalho, conta, em livro, detalhes e bastidores da internacionalização da marca Havaianas
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz
FOTOS: Tucano e Divulgação FAMA Museu
Publicada em 12 de agosto de 2023 - 02h05
No ano 2000, a Alpargatas S/A, criadora e proprietária da marca Havaianas, decidiu expandir as vendas da sandália mais famosa e popular do Brasil para fora do país. Para este grande desafio, contratou Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e o ituano Sérgio Sanches. O quarteto, após 10 anos, cumpriu com extrema competência a tarefa e o "chinelo de dedo" brasileiro chegou a 150 países, dos cinco continentes. Muitos obstáculos foram superados e conquistas importantes foram obtidas durante a internacionalização da marca, como a introdução do produto na moda internacional e ainda outros mais difíceis, como estabelecer a diferença das Havaianas dos produtos similares chineses, mais baratos, e fazer a adaptação do produto aos pés dos povos orientais. Passados 13 anos, o seleto time de profissionais, lança, em livro, toda a história desse trabalho: “Havaianas: A Internacionalização De Um Ícone Brasileiro”. Em Itu, a tarde de autógrafos acontece neste sábado, 12 de agosto, das 15h às 18 horas, no Zucchino’s Café e Bistrô, que fica no Museu FAMA.
A obra, publicada e distribuída simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Lisbon International Press, está disponível nas versões impressa e e-book. Ela aborda vários temas da implementação das Havaianas no exterior, desde a contratação da equipe até detalhes de ações de marketing que surpreenderam e tiveram enorme repercussão no mercado internacional: como as Havaianas conseguiram participar de eventos como o Oscar da Academia de Holllywood e dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque, explicando os detalhes de como foi negociar e preparar a participação nestes eventos.
Além disso, o livro revela histórias engraçadas, perrengues e curiosidades culturais vivenciadas pelos autores durante suas inúmeras viagens internacionais e reuniões com pessoas de tantas diferentes nacionalidades, hábitos e crenças. Essas experiências pessoais enriqueceram ainda mais o conteúdo da obra, segundo relatam os autores.
Autores
Alexandre Utino é formado em Administração pela Universidade Paulista e pós-graduado em Economia Política Internacional pela Universidade de Tsukuba – Japão, atua há mais de 24 anos no desenvolvimento de negócios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB Company e JBS Foods (Seara), além de empreender em projetos de consultoria e trading.
Eduardo Bissoli é empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios internacionais, graduado em Comércio Exterior e com pós-graduação em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi responsável pelas áreas de Comércio Exterior em multinacionais como Petroquímica União, Kostal Eletromecânica, Nestlé Brasil, Alpargatas Brasil / Alpargatas USA e Pentland Brands.
Renato Pinheiro é graduado em Administração de Empresas e com MBA em Finanças (BBS – Brazilian Business School) e em Gestão de Negócios (INSPER/SP), além de um Summer MBA em MKT (UR-USA), Renato possui carreira de mais de 20 anos na Área de Desenvolvimento de Negócios Internacionais. Foi executivo de empresas como Alpargatas, DASS e ASICS e atualmente, é consultor em desenvolvimento de negócios internacionais.
Sérgio Sanches, que faz questão de ressaltar que é "ituano de nascimento e de coração", é consultor no campo do desenvolvimento de negócios internacionais. Formado em Administração de Empresas pela PUC, com especializações pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, Sérgio fez carreira em empresas como Nestlé, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o primeiro time que planejou e realizou a internacionalização da marca Havaianas.
Museu FAMA tem atrações neste sábado
Além do lançamento do livro Havaianas, o Museu FAMA terá muitas atrações neste sábado, a partir das 11 horas, que é quando o FAMA abre ao público. Duas novas exposições, apresentação de instalações interativas, obra e o novo mural do muralista Eduardo Kobra.
As atrações serão inauguradas as 12 horas.
O artista plástico Romulo Vieira traz suas instalações interativas com temas relacionados à infância: estruturas dissipativas, trepa-trepa, múltiplas infâncias e catraca.
André Albuquerque vai abrir sua exposição "Kandro e as Dionisiacas", para maiores de 18 anos.
Nuno Ramos estarã com "Choro Negro" e "Série Munch"
José Rufino mostrará sua obra "A Forca"
E o muralista Eduardo Kobra, um dos mais conceiturados nomes da street art mundial estará apresentando "Os Beijos", seu novo mural.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
VEJA MAIS NOTÍCIAS