A procissão de Corpus Christi é um dos maiores eventos católicos do ano, em Itu
TEXTO - Tadeu Italiani - jornalista e diácono
FOTOS: Arquivo Ituanos - Diac. Tadeu Italiani
Publicada em 7 de junho de 2023 - 00h05
A procissão de Corpus Christi acontece em Itu na próxima quinta-feira, 8 de junho, nas ruas do centro da cidade. Toda a comunidade católica de Itu estará reunida na preparação e na participação nas cerimônias religiosas.
A solenidade de Corpus Christi – expressão em latim que significa Corpo de Cristo – acontece todo ano, sessenta dias após a Páscoa, celebrando a importância da Eucaristia para os católicos. Como em outras cidades, Itu possui a tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo, criando verdadeiras obras de arte nos “tapetes” feitos de serragem, pó de café, palha de arroz e muitos outros materiais.
Como em anos anteriores, as paróquias da Igreja Católica de Itu se uniram para organizar e preparar todos os detalhes para as celebrações. Desde a coleta de materiais junto às comunidades e aos empresários, a montagem das equipes e a divisão dos trechos do trajeto, as dez paróquias da cidade estão trabalhando juntas, com a coordenação do Conselho Regional de Ação Evangelizadora, formada por representantes das paróquias.
Para o padre Antônio Ferreira (padre Ton), pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e coordenador da Ação Evangelizadora em Itu, “celebrar Corpus Christi, a festa do Corpo de Deus, é uma oportunidade de celebrar a unidade da Igreja, particularmente na cidade de Itu. Mais que uma obrigação de todo católico, é uma manifestação de amor a Jesus Eucarístico, ao Pão Vivo descido do céu.”
Segundo o sacerdote, “na festa de Corpus Christi, temos uma oportunidade única de preparar as ruas, de enfeitar o caminho por onde Jesus Eucarístico vai passar. Isso nos enche de muita alegria!”
O trabalho nas ruas do centro histórico começa pela manhã e conta com a colaboração de fiéis de todas as idades
Trabalho começa cedo
A montagem dos “tapetes” tem início às 6h, prosseguindo até o início da tarde. As equipes vão se organizar para executar os desenhos – normalmente alusivos à Eucaristia – utilizando os materiais disponíveis. Nessa hora, vale a criatividade, a delicadeza e a paciência para criar os maravilhosos “tapetes” por onde passará a procissão.
Todos podem participar
A confecção dos “tapetes” depende do trabalho de voluntários das diversas comunidades da cidade, mas qualquer pessoa interessada pode ajudar. Para participar, basta se apresentar no dia da procissão, a partir das 6h da manhã, em algum local do percurso. Todos os responsáveis pelos trechos estão orientados a acolher e apoiar os voluntários. Toda ajuda é muito bem-vinda!
Celebrações à tarde
Às 15h têm início as celebrações religiosas, com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Em seguida, por volta de 16h, acontece a Procissão de Corpus Christi, saindo da Igreja Matriz da Candelária, passando pela rua Barão de Itaim, Largo do Carmo, Travessa do Carmo, rua Floriano Peixoto, Largo do Bom Jesus, rua Paula Souza e Largo da Matriz, retornando à Igreja Matriz.
Praça de Alimentação
Durante todo o dia de Corpus Christi haverá uma Praça de Alimentação montada na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz). Pela manhã, serão vendidos itens de café da manhã, como café, pão, etc.
À tarde, será vendido pastel, lanche, pizza e refrigerante.
“Que a festa de Corpus Christi de 2023 nos ajude a sermos Igreja e a testemunharmos a união em Cristo Eucarístico”, conclui padre Ton.
Sobre Corpus Christi
A festa de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica desde o século XIII. Para os cristãos católicos, o dia de Corpus Christi – expressão em latim que significa Corpo de Cristo – é um dia sagrado em que manifestam publicamente sua fé na Eucaristia, a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados.
A comemoração de Corpus Christi acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa, sempre numa quinta-feira, lembrando também a última ceia de Jesus com seus apóstolos, que aconteceu numa quinta-feira. A celebração é marcada por missa e procissão.
A tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo teve origem em Portugal e se propagou pelo Brasil no período colonial. Os “tapetes” nas ruas eram inicialmente montados com mantos e flores. Com o passar do tempo e as características de cada região, os materiais foram se modificando, com a utilização de serragem colorida, casca de ovo, pó de café, casca de arroz, areia, cal, tampinhas de garrafa, papel e papelão, entre outros.
Em Itu, a tradição de enfeitar a frente das casas para a passagem da procissão é bastante antiga, normalmente a cargo dos respectivos moradores. Nos últimos 60 anos, a confecção dos “tapetes” tornou-se mais coletiva e organizada, contando com o apoio do poder público e também de empresários. Destaca-se aqui o trabalho realizado pelo saudoso professor Alcides Scalet, um dos grandes responsáveis para que a confecção dos “tapetes” de Corpus Christi acontecesse nas últimas décadas.
Sobre o CRAE
O Conselho Regional da Ação Evangelizadora (CRAE) é formado por leigos e sacerdotes das paróquias da respectiva região pastoral.
Tem como objetivo ser um organismo vivo, representativo e integrador, tendo como uma das principais finalidades promover e executar o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora em cada região pastoral da Diocese de Jundiaí. Organiza atividades que possam ser realizadas regionalmente, como, por exemplo, Corpus Christi, Dia dos Finados e Dia do Nascituro, sempre respeitando as características de cada paróquia e promovendo o espirito pastoral de conjunto, por meio da participação de todos os membros do Povo de Deus, favorecendo a plena comunhão das paróquias de cada região.
A Diocese de Jundiaí, à qual pertence a cidade de Itu, é formada por 11 regiões pastorais. As 10 paróquias de Itu – Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Candelária, Sagrada Família, São Camilo de Léllis, São Cristóvão, São João Batista, São José, São Judas Tadeu, São Luís Gonzaga e Senhor de Horto e São Lázaro – compõem a Região Pastoral 7 da Diocese. O CRAE da Região 7 está à frente da organização da procissão de Corpus Christi de 2023.
VEJA MAIS NOTÍCIAS