Dia litúrgico de Santa Rita é comemorado em 22 de maio. Nesta segunda-feira, estão programadas celebrações e bênçãos na Igreja
DA REDAÇÃO - com informações da Pascom
FOTO: Regina Lonardi - Arquivo Ituanos
Publicada em 19 de maio de 2023 - 20h42
Neste sábado a tradicional quermesse da Festa de Santa Rita estará aberta a partir das 10 horas e seguirá aberta também no domingo, último dia de funcionamento. A procissão em louvor à Santa Rita acontece no domingo, dia 21, às 16 horas. Na segunda-feira, que é o Dia Litúrgico da Santa, estabelecido pelo Vaticano, haverá duas celebrações: Missa Festiva às 8 horas e Missa Solene às 19 horas, com transmissão ao vivo pela Rádio Nova Itu FM 105,9 e também pelo site da emissora www.novaitufm.com.br. No domingo, após a Santa Missa das 9 horas, está programado o Leilão Virtual de Bovinos. Os organizadores da festa solicitam que as pessoas tragam rosas para serem abençoadas tanto no dia da Procissão, quanto na segunda-feira, para as celebrações das missas. Santa Rita é a Padroeira das causas impossíveis, dos doentes, das viúvas e das mães, segundo identificação feita pela Igreja Católica.
Neste ano, as festividades de Santa Rita tiveram início no dia 9 de maio, com a realização, até o dia 17, da Novena e a recitação da Oração do Terço Mariano. Dias 18,19 e 20 a realização do Triduo, que se encerra neste sábado.
Itu e Santa Rita
Itu tem uma grande devoção à Santa Rita há mais de 300 anos. Para se ter uma ideia força dessa devoção, a Igreja existente no centro da cidade, preservada e conservada até hoje, foi inaugurada em 1728, exatos 172 anos antes de Santa Rita ser reconhecida como santa. Ela só foi canonizada dia 24 de maio de 1900, pelo papa Papa Leão XIII, que era a autoridade máxima da Igreja Católica naquela época. Além disso, Santa Rita carrega outro grande mistério, que até hoje não foi explicado pela ciência: embora tenha falecido há 566 anos (morreu dia 22 de maio de 1457) seu corpo ainda está intacto e exposto ao público em uma urna de vidro, na Basilica de Santa Rita da Cascia, em Cássia, na Itália.
Em 2017, o padre Reginaldo Manzotti esteve na Itália, gravou um vídeo diante do corpo incorrupto de Santa Rita e contou a história dela. Vale a pena assistir:
“Encanto - Os Madrigal” e “A Bossa é Nossa” estarão em cartaz em Itu neste sábado