Obra traça um perfil da educadora Maria Angela Pimentel Mangeon Elias nas primeiras décadas do século
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa FOTO: Divulgação Mirarte Editora
Publicada em 19 de outubro de 2022 - 9h50
Rodrigo Stucchi mergulha no passado da professora Maria Angela Pimentel Mangeon Elias e no modo de vida da sociedade paulista das primeiras décadas do século XX para, a partir de seu olhar atento, sua alma sensível e sua escrita fiel às boas práticas do Jornalismo Literário, fazer emergir um livro de memórias de primeira grandeza. O principal objetivo deste Perfil é entender a trajetória de sucesso da educadora, como foi sua infância, suas escolhas profissionais e de vida.
O autor foi confirmado no evento de abertura da Feira Literária e Cultural de Itu (FLIC), que acontece nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a partir das 19h, na Praça do Carmo, em Itu. Na oportunidade, Stucchi vai prestar uma homenagem à professora Maria Angela, em nome da FLIC, e ler trechos da obra literária. Haverá venda do livro físico no local pelo próprio autor e sessão de autógrafos. Valor unitário: R$50,00 (cinquenta reais).
O livro
Para Stucchi, a história da professora é uma verdadeira inspiração, pois mostra como uma mulher conseguiu enfrentar os preceitos da sociedade paulista daquela época, não ceder às pressões impostas (inclusive pela família) e conquistar seus objetivos, sem quebrar as regras ou romper os laços familiares. “Muita gente conhece a trajetória da educadora em solo ituano, seus feitos, realizações e sua influência na cultura e na educação, mas poucos sabem pelo que ela teve que passar para conseguir chegar nesse status”, afirma.
Stucchi destaca em sua narrativa da vida real o que está por trás da educadora, essa figura singular que, aos 96 anos, se mantém ativa e à frente de seu tempo. As respostas estão nesta história inspiradora: uma mulher que abriu mão do conforto da vida tranquila para conquistar a liberdade e construir o legado indelével de sucesso, dignidade e inteireza que deixa às futuras gerações.
“Maria Angela viveu épocas bem difíceis, principalmente para as mulheres. Elas, basicamente, estudavam para ser professoras. Isso quando podiam estudar, pois muitas eram educadas a esperarem por ‘um bom partido’, serem boas esposas e gestoras do lar. Além dessa dificuldade, ela vivenciou guerras, economia instável, ditadura… o que tornou sua trajetória ainda mais desafiadora”, revela.
O autor
Rodrigo Stucchi é jornalista, escritor, designer gráfico, psicanalista e assessor de comunicação. Tem MBC em Marketing. É pós-graduado em “Comunicação criativa com ênfase em narrativas da vida real” e em “Jornalismo Literário”. Foi professor de pós-graduação em Jornalismo Literário e co-fundador da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. É membro da Academia Ituana de Letras (Acadil). É editor da Revista Campo&Cidade, publicação temática bimestral especializada na História de Itu e Região.
Lançamento
Livro: “Maria Angela - à frente e em frente”
Evento: Feira Literária Cultural de Itu - Flic
Data: 19 de maio de 2022
Horário: A partir das 19h
Local: Praça do Carmo, Itu/SP
Valor do livro:R$50,00 cada
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO EM SUA REDE SOCIAL FAVORITA