André Gola já desenhou o "Suadinho" em várias partes do mundo. O seu personagem é considerado um exemplo de superação e reconhecido por adultos e crianças
Foto: Regina Lonardi
DA REDAÇÃO
TEXTO e FOTOS: Regina Lonardi / Ituanos
Publicada em 22 de abril de 2023 - 2h15
O monumento de concreto existente na praça Gomercindo Palone, na Vila Nova, em Itu, foi contemplado com uma intervenção de muralismo de autoria do artista André Gola, um dos mais conhecidos e respeitados publicitários do país e também artista visual. Na escultura de concreto, agora estão desenhos do "Suadinho", um personagem criado por Gola, em 2013, quando foi diagnosticado com hidrocefalia e que fez do seu trabalho, a partir disso, uma ferramenta de superação. O foco principal do boneco, que já superou a marca de 1 bilhão de views no Giphy, sempre foi a cabeça, estampando paredes, muros, produtos e outros componentes da cena urbana em grandes centros como Londres, Miami, Nova Iorque, Moscou, Barcelona, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta obra de Itu, Suadinho aparece gigantesco, de corpo inteiro, fato que chama muito a atenção.
Na praça da Vila Nova, Gola fez as ilustrações “Sombra generosa” e “Muita coisa pra fazer” inseridos na vida do personagem Suadinho. Talvez seja uma reprodução do cotidiano do próprio artista, que comanda a sua empresa, Gola Drawings - Creative Studio e desenvolve sua arte com o personagem que criou, sem deixar de dar total atenção à sua família e amigos. Quem passou pela avenida Tiradentes, próximo ao Estádio Municipal Dr. Novelli Junior, na última quinta-feira, dia 20 de março, pôde conferir o muralista produzindo, ao vivo, a sua nova criação.
Essa é a quarta obra do artista na cidade. As outras foram feitas na pista de skate existente na praça Washington Luís; na avenida Galileu Bicudo e dentro do Fama Museu. André Gola, que tem uma forte ligação com Itu, pois é casado com a modelo ituana Paula Gola, explicou com exclusividade ao Ituanos a mensagem passada por Suadinho nesse monumento. A intervenção artística foi feita dos dois lados e também no vão existente na estrutura de concreto.
"A ideia, em um dos lados, o Suadinho está em conflito com um monte de coisas pra fazer, a correria do dia-a-dia... e do outro lado eu queria uma obra que usasse a estrutura que tem um vão no meio. Eu construi uma sombra nesse vão que conversa com ele (Suadinho). Às vezes você não sabe como está se sentindo e olha pra própria sombra. É como se a sombra estivesse te dando um recado, te levantando e te dando uma flor generosa", explica Gola ao Ituanos. "Muitas vezes nessa exaustão, esquecemos de olhar pra gente mesmo. Quem sabe nossa própria sombra não nos dê um recado".
Agora, de corpo inteiro, Suadinho parece atarefado com tantas ações para o seu viver
Foto: Regina Lonardi
Durante a execução da obra, Gola recebeu a visita e um abraço do também artista urbano e morador de Itu, Guilherme Kramer, que fez questão de passar pelo local.
André Gola e Guilherme Kremer, na Praça Gomercindo Palone, na Vila Nova
Foto: Reprodução Instagram
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu, "o artista André Gola solicitou o uso do espaço público à Prefeitura e contou com apoio a empresa de venda de tintas (Palone Tintas), localizada diante da estrutura de concreto, na cessão do material. A intervenção usa o personagem "Suadinho", de autoria de André, como tema da arte", conclui a administração municipal.
Através do projeto Adote Uma Praça, desenvolvido pela Prefeitura de Itu, a loja Palone Tintas é responsável pela manutenção da praça.
André Gola assina seu novo trabalho em Itu, na Vila Nova
Foto: Regina Lonardi