Tenente Coronel Drague agiu rápido, reforçou o efetivo e o policiamento preventivo
DA REDAÇÃO - com informações das Assessorias de Imprensa do 50º BPM-I, Prefeituras de Itu e Cabreúva
FOTOS: Comunicação do 50º BPM-I e Roberta Rocha / Prefeitura de Itu e Divulgação Prefeitura de Cabreúva
Publicada em 10 de abril de 2023 - 23h30
A semana começou com uma série de postagens da internet que relatavam atos de violência em escolas em vários estados do Brasil. O fato gerou reações e desmentidos, logo pela manhã, do Governo Federal e do ministro Flávio Dino, da Justiça. Como em muitas cidades, em Itu não foi diferente: postagens em redes sociais, relatando supostas invasões e ataques e escolas da cidade foram vistas às dezenas, o que gerou, ainda pela manhã, na divulgação de uma nota oficial do comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Emerson Luciano de Almeida Drague, que afirmou que investigações estavam em curso para apurar as informações. A nota, com o título "Polícia Militar e a segurança nas escolas de Itu" continha o seguinte teor:
"Em virtude das informações que circulam nas redes sociais sobre possíveis ataques em estabelecimentos escolares do município de Itu, durante o mês de abril, o 50º Batalhão de Policia Militar do Interior está coletando informações a fim de monitorar a veracidade das postagens, sendo que todos os policiais de serviço estão preparados para serem prontamente acionados caso haja algum tipo de movimentação suspeita em qualquer escola de Itu.
As equipes do patrulhamento estão recebendo reforço do efetivo administrativo, com foco nos estabelecimentos de ensino e suas proximidades, para a segurança de alunos, professores, funcionários e familiares".
Às 12h40, em comunicado oficial, a Prefeitura de Itu informou que equipes da Guarda Civil Municipal de Itu (GCM) visitavam escolas, se reuniam com diretores, professores e funcionários e passavam informações e também recomendações sobre procedimentos de segurança que deveriam ser adotados. A GCM também dobrou a escala do seu efetivo para patrulhamento ostensivo no entorno de todas as escolas e colocou todas as suas viaturas nas ruas. Nenhum incidente foi relatado.
No período da tarde, vários pais de alunos receberam, por e-mail e aplicativos de mensagens, novas medidas de segurança que estavam sendo adotadas a partir desta terça-feira, dia 11. Embora as medidas não serem públicas e sim pessoais, as instituições de ensino informaram que vão adotar medidas mais rígidas para aperfeiçoar a segurança, principalmente durante o horário das aulas.
Prefeitura de Itu divulga medidas
Diante da ocorrência recente de incidentes violentos em escolas brasileiras e da circulação de rumores de novas ações desta gravidade em outras cidades, a Guarda Civil Municipal reforçou o seu esquema já existente de segurança nas escolas de Itu, visando garantir a integridade dos alunos. A GCM dobrou a escala de seu efetivo e iniciou um trabalho de orientação dos funcionários das unidades educacionais do município, para instruir a respeito de normas de segurança e prevenção.
Além disso, o Serviço de Inteligência da Guarda, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, segue trabalhando no levantamento de informações e monitoramento de condutas suspeitas, tanto no campo físico, quanto virtual. A partir desta semana, ocorrerá um complemento nas patrulhas escolares, em esquema de revezamento da GCM e da PM, com o intuito de abranger o maior número possível de unidades ao mesmo tempo.
Em 2021, a Prefeitura de Itu, por meio do programa “Cidade Segura”, iniciou a colocação de câmeras em escolas de sua rede. No ano passado, esta iniciativa foi ampliada, chegando à totalidade de unidades escolares monitoradas com câmeras. Somente no ano de 2022, foram registradas 2326 ações de proteção e segurança dos alunos pela GCM.
Cabe ressaltar, que os esforços da Secretaria Municipal de Segurança de Itu, no sentido de amparar as escolas da cidade, já fazem parte dos trabalhos desempenhados pelo GCI (Gabinete de Gestão Integrada), que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, em reuniões para discutir estratégias de combate ao crime.
Equipe da GCM faz orientações de seguranção para a direção, professores e funcionários das escolas
Cabreúva reforça segurança nas escolas desde a semana passada
Com o objetivo de preservar a segurança dos alunos, a Prefeitura de Cabreúva realizou, na última quinta-feira (06), uma reunião intersetorial, que contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Mangini, da vice-prefeita Noemi Bernardes, da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar e da empresa Safety, responsável pelo sistema de monitoramento da cidade. O objetivo foi de traçar estratégias para aumentar a segurança nas unidades escolares de todo o município. O encontro foi motivado após a tragédia ocorrida em uma creche de Blumenau, Santa Catarina.
As ações tomadas para aumentar a segurança dos alunos e funcionários das escolas são: aumentar o efetivo da Polícia Militar, através de estudoas para implantação da Atividade Delegada no município, criação de protocolos de segurança, aumento de câmeras de monitoramento em todas as unidades, criação de um botão do pânico, que será instalado nas 32 escolas do município (seis estaduais, duas particulares e vinte e quatro escolas municipais) e o aumento da ronda escolar por parte da Polícia Militar e Guarda Municipal.
Reunião em Cabreúva decidiu reforçar a segurança nas escolas desde a semana passada
VEJA MAIS NOTÍCIAS