Os romeiros de Mombuca-SP: Celso Nascimento, Matheus Antonio Striolli, Francisco Júnior e Francisco Maximo Striolli, o patriarca
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi
FOTOS: Regina Lonardi / Ituanos - Ana Lúcia
Publicada em 8 de abril de 2023 - 15h20
Durante a Semana Santa, Itu se torna rota de passagem para os pagadores de promessa vindos de toda a região, com destino à Pirapora. Carregando cruzes grandes e pesadas, centenas de fiéis caminham pela "Estrada dos Romeiros" tendo como objetivo final depositar sua cruz junto às de outros peregrinos que se dirigem ao Santuário do Senhor Bom Jesus. Além daqueles que carregam suas cruzes, o trajeto também é feito por ciclistas, cavaleiros e pedestres que, em sinal de devoção, visitam a igreja para orar e agradecer os pedidos e as graças alcançadas. Essa tradição vem desde 1740, quando a imagem do Bom Jesus, encontrada em 1725, ganhou fama fora dos limites da pequena cidade onde se encontra até hoje, após ter se mantido intacta após um incêndio devastador num paiol de milho onde era guardada. O paiol e a palha foram consumidos pelo fogo, no entanto, milagrosamente, a imagem e todo o milho permaneceram intactos, como se não tivessem estado dentro do local destruído pelas chamas. Em Itu, apesar do movimento dos pagadores de promessas ocorrer há mais de 100 anos, a passagem deles pela cidade, na Semana Santa, sempre chama a atenção e se torna uma cena que desperta admiração, curiosidade e respeito, principalmente dos motoristas, que procuram reduzir a velocidade e manter uma distância segura deles, que sempre caminham pelas ruas e avenidas. O trajeto que os romeiros percorrem dentro da cidade é de 4,6 km, entrando pela avenida 9 de julho, seguindo pela avenida Otaviano Pereira Mendes e subindo pela avenida Ermelindo Maffei até a rotatória em frente ao Plaza Shopping Itu, onde entram na Rodovia Marechal Rondon até acessar a Estrada Parque, também muito conhecida como estrada dos Romeiros.
Na última terça-feira o Ituanos acompanhou dois grupos de romeiros que passaram por Itu com destino ào Santuário do bom Jesus. Ambos saíram na manhã do Domingo de Páscoa e a previsão de chegada era na manhã desta quinta-feira.
Francisco Maximo Striolli e os filhos Francisco Maximo Striolli Junior e Matheus Antonio Striolli, sairam do município Mombuca na manhã de Domingo de Ramos, dia 1 de abril. Esse é o vigésimo ano que o patriarca faz esse destino em agradecimento e há 4 anos se reveza com os filhos, que estão pagando promessa, no carregamento da cruz que pesa 37 quilos e tem 11 metros de comprimento. O grupo estava acompanhado por Celso Nascimento, 56, responsável em conduzir o carro de apoio. A previsão de chegada em Pirapora era a manhã desta quinta-feira.
Também revezando no carregamento da cruz, os moradores do Distrito de Maristela, em Laranjal Paulista, Adailton Aleixo Costa, (quarto ano de peregrinação), Robson José Vicente (décimo quarto ano), Lázaro Monteiro (segundo ano) e Bruno Florentino de Paula (segundo ano) saíram na manhã de domingo da cidade com previsão de chegada na manhã de quinta-feira. O grupo é unanime em dizer que fazem essa peregrinação em agradecimento.
Os dois grupos de romeiros entrevistados pelo Ituanos estavam acompanhados por um veículo de apoio no qual são levadas as barracas, roupas, utensílios de cozinha, água e alimentação.
Adailton, Robson, Lázaro e Bruno sairam de Maristela, distrito de Laranjal Paulista, se revezando na condução da cruz
As madeiras usadas nas cruzes, depositadas na frente do Santuário do Senhor Bom Jesus, são doadas pelos romeiros e este ano serão reutilizadas na restauração do Santuário. Todos os anos elas tem uma destinação diferente (assista reportagem produzida em 2005 no vídeo abaixo).
De acordo com o Ministério do Turismo, Pirapora do Bom Jesus é o segundo principal destino de peregrinos no Estado de São Paulo, atrás apenas de Aparecida, no Vale do Paraíba.
As cruzes trazidas pelos pagadores de promessas são depositadas em frente à igreja e a cada ano as madeiras são reaproveitadas com uma destinação diferente. Este ano, serão usadas na reforma do Santuário.
Os Romeiros de Pirapora - Regina Lonardi
VEJA MAIS NOTÍCIAS